Rede Brasil do Pacto Global levanta fundos para reflorestamento

Publicado em desenvolvimento sustentável, Mudanças climáticas

Com o apoio de celebridades como as modelos Fernanda Liz e Lais Ribeiro, a Rede Brasil do Pacto Global lança na quinta-feira (26/9), em Nova York, uma iniciativa de levantamento de fundos para reflorestamento. Obras dos artistas plásticos Gêmeos, paulistanos famosos mundialmente pelo grafite, e do fotógrafo francês JR, serão leiloadas em evento paralelo à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), como parte da frente de atuação da Rede Brasil do Pacto Global, que inclui diversas ações voltadas ao clima.

Os fundos arrecadados serão usados em projetos de restauração, reflorestamento e regeneração natural de terras desmatadas e degradadas. O Brasil se comprometeu com o Acordo de Paris a reduzir em 37% suas emissões de gases de efeito estufa até 2025, e em 43% até 2030. Para isso, precisa recuperar 12 milhões de hectares de terras. A Rede Brasil trabalha no engajamento do setor privado para que a restauração ganhe escala.

O evento com arrecadação de fundos e engajamento de celebridades em Nova York faz parte da iniciativa Action4Climate, lançada pela Rede Brasil do Pacto Global para promover ações climáticas baseadas em metas definidas pela ciência. Elas envolvem três frentes: mitigação, ou redução dos efeitos da mudança do clima; meios de implementação, ou seja, formas de garantir o financiamento e execução das ações; e adaptação, que corresponde a projetos para ajudar as empresas a lidar com mudanças previstas ou em andamento.

No contexto da Action4Climate, a Rede Brasil está envolvendo empresas para limitar o aumento da temperatura global a 1,5º C acima de níveis pré-industriais e chegar ao objetivo de zero emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) antes de 2050.

Mobilização global

Já são 87 as grandes empresas globais – com um valor de mercado somado equivalente a mais de US$ 2,3 trilhões anuais e emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) equivalentes a 73 usinas de carvão – que estão agindo para alinhar seus negócios às metas baseadas em ciência e, assim, limitar os piores impactos da mudança do clima. As companhias signatárias representam mais de 4,2 milhões de trabalhadores de 28 setores diferentes, localizadas em pelo menos 27 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*