Enquanto alguns países desmatam, outros incentivam o reflorestamento

Publicado em meio ambiente

Enquanto no Brasil a luta é para reduzir o desmatamento da Amazônia e do Cerrado, que atinge níveis alarmantes este ano, mais um país europeu assumiu compromisso com o reflorestamento de suas terras. A Irlanda está planejando plantar 440 milhões de árvores até 2040.  A meta é fazer, pelo menos, 22 milhões novos plantios por ano.

O plano tem 20 anos para ser concluído e integra a estratégia de ação climática do governo irlandês. Enquanto isso, em terras tupiniquins, o plano do governo é retirar credibilidade de um órgão com reconhecimento internacional em medição de desmatamento — o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — para fornecer dados, no mínimo, questionáveis sobre redução das queimadas.

Na Irlanda, outras medidas incluem a transição para carbono zero até 2050. Para isso, são previstos novos impostos sobre carbono, aumento de investimentos em energia renovável e mudança no uso da terra e na agricultura.

Enquanto, no Brasil, se estimula o desmatamento para ampliar as fronteiras agrícolas, na Irlanda o governo organiza reuniões para incentivar as comunidades a apoiar as iniciativas, reconhecendo que um ponto crucial é convencer os agricultores a destinar parte de suas terras ao plantio de novas árvores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*