No Brasil, são recorrentes os problemas envolvendo barragens de contenção ou reservatórios de água. Dois dos maiores desastres ambientais da história do país — Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais — ocorreram devido ao descaso no monitoramento de barragens de rejeitos de minério, responsabilidade da mineradora Vale em ambos os casos.
Atento a esse grave risco, o Observatório Nacional (ON) iniciou uma pesquisa inovadora para monitoramento dessas barragens. A ideia é utilizar diferentes métodos geofísicos de forma integrada: Tomografia de Resistividade Elétrica (ERT); Potencial Espontâneos (SP); Polarização Induzida (IP) e Radar de Penetração de Solo (GPR).
Esses métodos podem ser utilizados na melhora do controle de segurança das barragens de mineradoras e também dos reservatórios das companhias de água. “As barragens de rejeitos acabam não recebendo muito investimento das mineradoras, pelo motivo que o próprio nome diz: são rejeitos, nada mais que lixo, coisas que não interessam mais. Então, é feito pouco investimento nesse tipo de barragem, mas é possível pensar em tecnologia para melhorar essas condições”, explica o pesquisador Emanuele Francesco La Terra, da Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional.
As medidas geofísicas serão feitas sobre a barragem utilizando equipamentos de última geração, em duas maneiras: arranjo 4D para monitoramento contínuo e em tempo real, ao longo de um determinado intervalo de tempo; e arranjo 2D e 3D com medidas tomadas sobre a barragem de forma convencional ou fixa.
O arranjo 4D para monitoramento contínuo em tempo real é uma nova metodologia que está sendo proposta para que, a partir de medidas de grandezas físicas, utilizando equipamentos especiais, seja possível monitorar, por exemplo, se está acontecendo entrada de fluidos no maciço principal, entrada ou frente da barragem. Isso será feito em tempo real. Dessa forma, é possível saber se o fluido está entrando ou se é algo que existe e já está estabilizado.
Tecnologia 4D
Na tecnologia 4D, é feito o arranjo tridimensional do maciço da barragem e medição ao longo do tempo, o que seria a quarta dimensão. A entrada de fluido compromete a estrutura e a estabilidade da barragem. Quando forem detectadas tais anomalias, as empresas podem adotar medidas de segurança prevenindo acidentes.
Uma metodologia como essa contribui também para o controle governamental sobre os índices e riscos e pode facilitar a gestão de segurança em barragens pelas próprias empresas. “As mineradoras têm recursos suficientes para realizarem esse tipo de monitoramento. O custo financeiro é infinitamente menor do que as perdas de propriedades, animais, que os danos causados ao meio ambiente e, sobretudo, o imensurável, que é a perda de vidas humanas”, afirma Emanuele.
O Observatório Nacional está na fase da escolha da barragem piloto para fazer os testes e o desenvolvimento dessa tecnologia. O resultado da pesquisa é o desenvolvimento da metodologia, que estará acessível a diversas empresas para que possam adotá-la. “Os riscos sempre existirão e pode não ser possível eliminá-los em 100%, mas podemos conseguir diminuí-los. Quanto mais informações coletadas com os sensores, mais a segurança aumenta”, explica o pesquisador.
10 thoughts on “Observatório Nacional desenvolve projeto para monitoramento de barragens”
Hi, I check your blog regularly. Your humoristic style is awesome,
keep up the good work! https://www.forestube.com
An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who had been doing a little homework
on this. And he in fact bought me lunch due to the fact that I stumbled
upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the
meal!! But yeah, thanks for spending some time to discuss this topic
here on your web page.
I’d like to find out more? I’d like to find out more details.
Great article! Thank you 🙂
Great article! Thank you 🙂
Great article! Thank you 🙂 http://www.malosh.net/UserProfile/tabid/43/UserID/693943/Default.aspx
I seriously love your website.. Excellent colors &
theme. Did you create this site yourself? Please
reply back as I’m looking to create my own site and want
to learn where you got this from or just what the theme is called.
Thank you!
After checking out a number of the blog articles on your blog, I really appreciate your technique
of blogging. I saved it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please
check out my web site as well and tell me how you feel.
http://kynlee524qg.ek1.pl/2020/07/18/auditor-entire-depasquale-states-contract-acquistion-priced/ http://ricardoqbdi126.unblog.fr/2020/07/18/tried-using-hard-suit-listens-to-executive-used-up-second-lips/ http://egulike.blog.wox.cc/entry173.html
Look into my homepage – wholesale authentic jerseys
excellent points altogether, you simply won a new reader.
What would you suggest about your publish that you made a few days in the past?
Any sure?
Para informações sobre horário de funcionamento entre em contato no telefone
abaixo.