A queima de combustíveis fósseis envenena o ar das cidades, aquece perigosamente a atmosfera do Planeta e provoca chuvas ácidas. E grande parcela do plástico que jogamos fora, após transformar-se em microplástico, dizima animais marinhos e contamina fontes de água mineral. O alerta está no livro Energias renováveis, atitudes sustentáveis, de Flamínio Levy Neto, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com mestrado e PhD em engenharia mecânica.
Professor do ITA e da Universidade de Brasília, com 40 anos de docência, Levy Neto ressalta na publicação que, para sobrevivermos ao longo do século 21 são urgentes: uma busca mais efetiva por energias renováveis e limpas; e mudanças nos hábitos de consumir e descartar. “Os potenciais eólicos e solar do Brasil para gerar energia são extraordinários. Mas, na prática, temos aproveitado muito pouco”, afirma.
Grande parte das chuvas que abastece importantes cidades e usinas hidrelétricas depende, diretamente, da umidade que a Floresta Amazônica consegue reter. E 70% das nascentes do Rio São Francisco, por exemplo, recebem água que a vegetação nativa do Cerrado conduz para o subsolo. “Mas, como desmatamentos da Amazônia e do Cerrado têm sido muito intensos, os reservatórios de importantes hidrelétricas e nossas principais bacias hidrográficas estão secando”, assinala.
Nas últimas décadas, florestas, que são importantes para a estabilização climática, vêm sendo derrubadas para formar pastos. E esses, no solo tropical arenoso do país, atuam como berçários de desertos. “Adicionalmente, com a derrubada das florestas, aumentam as enchentes catastróficas pontuais e simultaneamente as chuvas se tornam cada vez mais escassas”, diz o autor. O livro sugere soluções para essas questões energéticas e ambientais amplamente inter-relacionadas.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…