Protestos contra desmatamento na Amazônia ganham o mundo e vão ocupar as ruas

Compartilhe

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro afirma, sem comprovar, que ONGs são responsáveis pelas queimadas na Amazônia e que os governadores da região Norte estão coniventes com a situação, os protestos contra o desmatamento da maior floresta do Planeta ganham o mundo nas redes sociais e prometem ocupar as ruas do Brasil nesta sexta-feira (23/8).

“Os incêndios estão furiosos e a Amazônia continua a arder ……… Isso é uma devastação para o Brasil – para os povos indígenas que vivem lá e para as espécies de plantas e animais que fazem dela a floresta biológica mais importante!!! Presidente Bolsonaro por favor”, tuitou a diva Madonna nesta quinta-feira. O post teve 4 milhões de retuitadas e 11 milhões de curtidas.

O ator Leonardo di Caprio e o jogador Cristiano Ronaldo também fizeram apelos pela rede social. A modelo brasileira Gisele Bündchen, ativista ambientalista proeminente, escreveu no Twitter: “Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo na Amazônia. O desmatamento tem que parar.”

Protestos

Manifestantes organizam pelas redes sociais atos em defesa da floresta em pelo menos 11 cidades para os próximos dias. Em São Paulo, o protesto acontecerá nesta sexta-feira (23), na Avenida Paulista. Há duas semanas, são registrados diversos pontos de incêndio na Amazônia Legal em estados do Norte, o que tem ganhado destaque na imprensa internacional. Fotos de satélite divulgadas pela Nasa mostram que as fortes queimadas podem ser vistas do espaço.

E São Paulo virou noite às 15h

As queimadas que atingem a Amazônia ganharam ainda mais destaque depois que, segundo especialistas, a fumaça provocada pelos incêndios fez a tarde da última segunda-feira (19/8) virar noite em São Paulo. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre janeiro e agosto, as queimadas aumentaram 83% em relação a 2018. Só em julho, o instituto de pesquisa Imazon calcula que a Amazônia perdeu uma área do tamanho do município do Rio de Janeiro.

simonekafruni

Posts recentes

Mudança climática extinguirá principalmente espécies típicas

As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…

3 anos atrás

Reciclagem de vidro traz benefícios ambientais, econômicos e sociais

O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…

3 anos atrás

Potes sustentáveis preservam o meio ambiente ao reduzir consumo de plástico

A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…

3 anos atrás

Energia eólica chega a 18 GW de capacidade instalada no Brasil

Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…

3 anos atrás

Campanha alerta investidores sobre aplicação em ouro da Amazônia

Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…

3 anos atrás

Instituto Nacional da Mata Atlântica comemora sete anos nesta sexta

Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…

3 anos atrás