Shizen Energy entrega sua primeira usina de energia solar no Brasil

Publicado em energia solar, sustentabilidade

Fica no Distrito Federal a primeira usina de energia solar em solo brasileiro da startup japonesa Shizen Energy. A marca no Brasil se chama FazSol Energias Renováveis e é resultado de uma parceria com a empresa brasiliense de empreendimentos imobiliários Espaço Y.

Com investimentos de R$ 5 milhões, a planta, localizada no núcleo rural de Capão Seco, em Paranoá, tem capacidade instalada de aproximadamente 1,1 megawatts-pico (MWp) e vai fornecer energia para a população de Brasília e cidades do Entorno.

As obras iniciaram em de janeiro de 2019 e a usina entrou em operação nesta semana. O projeto usa parte da terra de uma fazenda local que produz pimenta e tomates orgânicos. Os usuários da energia produzida pela FazSol serão registrados no sistema de geração distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na modalidade autoconsumo remoto, e beneficiados com desconto na fatura de energia.

Bruno Suzart, diretor-geral da Shizen

Conforme Bruno Suzart, diretor-geral da Shizen no Brasil, o cliente da FazSol usa energia da rede e a usina repõe, zerando a conta. “É quase como um aluguel. O cliente vai pagar menos, porque há desconto como atrativo, mas o mais importante é o uso de energia renovável, sem precisar investir ou tomar risco. A infraestrutura é toda nossa”, explica. Os contratos são de 25 anos.

Espaço para investir

O Distrito Federal foi escolhido por conta da parceria com a Espaço Y, que nasceu em Brasília e atua na região há mais de 40 anos. “A empresa é construtora e incorporadora. E o segmento de energia tinha espaço para investimento. Daí a formação da parceria”, destaca Nelio Pereira, diretor da FazSol.

A estimativa dos diretores é investir mais R$ 60 milhões até o fim de 2020 e desenvolver 20 empreendimentos. “Temos planos para para construir mais de 20MW de energia solar. Boa parte no Distrito Federal”, ressalta Suzart. De acordo com Pereira, o projeto gerou 45 empregos diretos na construção da usina. “Além de trazer energia renovável para a região, o empreendimento gera emprego e tributos”, afirma.

Para a Shizen, o desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis é a maneira que a companhia encontrou para criar energia para o futuro e, mais importante, mudar o modo como as pessoas e as organizações usam esse ativo. “A expansão global é um dos passos para alcançar compromisso de transformar o mundo”, conclui Suzart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*