Julho marca o movimento mundial pela conscientização da redução do uso do plástico. É a campanha Julho sem Plástico, que alerta para os danos da presença do material nos ecossistemas aquáticos.
Alguns dados são assustadores. Mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos todos os anos. O custo ambiental atinge US$ 8 bilhões anualmente.
Em 2018, a produção mundial foi de 280 milhões de toneladas de material plástico. Porém, o mais chocante é que um terço disso é de produtos de uso único, que, após poucos minutos, são jogados no lixo, como sacolas, canudos ou copos.
Segundo o Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são recicladas. Esse é um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.
A campanha Julho Sem Plástico pretende incentivar pequenas mudanças de hábito que podem fazer a diferença para o Planeta Terra. Alguns exemplos são muito simples, como levar uma caneca ou copo para o trabalho e deixar de usar descartáveis.
Comprar um canudo de bambu ou material resistente, como inox, evita o uso do feito de plástico, assim como utilizar sacolas ecologicamente corretas ao ir ao supermercado.
Faça a diferença, use as hashtags #julhosemplástico ou #plasticfreejuly, incentive a conscientização, participe.
As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…
O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…
A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…
Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…
Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…
Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…