Ecoera cria projeto de conscientização do uso da água na indústria da moda

Compartilhe

Idealizada pelo Movimento Ecoera, a plataforma “A Moda pela Água” foi criada como um espaço de inovação, conhecimento, e transparência, onde as empresas, consumidores e ONGs se encontram e compartilham suas iniciativas referentes ao consumo consciente de água. “A moda é um repórter do seu tempo e hoje existe a necessidade de se falar sobre o uso responsável da água e de que forma isso afeta toda a indústria”, afirma Chiara Gadaleta, expert em sustentabilidade na moda e fundadora do movimento.

Até o momento, conta com gigantes do mercado como: Marisa, Grupo Lunelli, Vicunha Têxtil, Farm, Damyller e Abrapa. “Estamos falando de um recurso vital para nossa sobrevivência. Se de um lado temos uma escassez, de outro temos o excesso. Trata-se de uma responsabilidade compartilhada e cada um de nós pode colaborar para que a moda se responsabilize pelo seu consumo de água”, afirma Chiara.

Empresários da indústria da moda que se tornaram os Guardiões da Água / Foto: Arquivo Pessoal Chiara Gadaleta

A plataforma será um ponto de encontro de todos os players do mercado da moda a fim de buscar soluções para o desperdício de água. As empresas signatárias farão parte desse hub de marcas comprometidas com o uso consciente da água em toda a sua cadeia de valor.

O objetivo é fomentar a discussão sobre a temática e disponibilizar um ambiente neutro no qual as empresas e consumidores finais forneçam e compartilhem informações sobre suas práticas para colaborar com a redução do consumo de água, afastado da esfera institucional ou comercial.

Guardiões da água

Os consumidores finais terão papel fundamental e poderão participar da causa. Cada indivíduo se torna um agente responsável pela mudança e, por meio de newsletter e reports, os consumidores cadastrados na plataforma terão acesso às informações em torno do tema e poderão participar com questionamentos, ideias e até críticas e denúncias às empresas do setor.

A missão do projeto é criar um espaço de interação entre o público, de forma que todos se tornem Guardiões da Água.

As empresas guardiãs farão parte de um Grupo de Trabalho (GT) com encontros presenciais, palestras com especialistas e rodas de conversas. “O consumo da água e a gestão responsável do recurso hídrico é um problema comum na indústria da moda, portanto as soluções podem e devem ser encontradas de forma conjunta”, explica Chiara. Os resultados de um ano de trocas e pesquisas serão apresentados no dia 20 março de 2020 na ocasião do Dia Mundial da Água, quando acontecerá o primeiro Summit em torno do tema para o mercado de moda. Agentes do terceiro setor, empresas e consumidores finais irão participar de mesas redondas, debates e painéis sobre os próximos passos em relação ao uso responsável da água na moda.

simonekafruni

Posts recentes

Mudança climática extinguirá principalmente espécies típicas

As mudanças climáticas podem extinguir espécies de plantas e animais nos lugares mais biodiversos do…

3 anos atrás

Reciclagem de vidro traz benefícios ambientais, econômicos e sociais

O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo, porém é necessário melhorar sua coleta…

3 anos atrás

Potes sustentáveis preservam o meio ambiente ao reduzir consumo de plástico

A Bio Mundo lança uma coleção de potes de vidro retornáveis, que visam reduzir o…

3 anos atrás

Energia eólica chega a 18 GW de capacidade instalada no Brasil

Dados de fevereiro de 2021 da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) mostram que o…

3 anos atrás

Campanha alerta investidores sobre aplicação em ouro da Amazônia

Consulta pública pretende colher subsídios para uma proposta de regulação, a ser apresentada ao Banco…

3 anos atrás

Instituto Nacional da Mata Atlântica comemora sete anos nesta sexta

Criado em 2014, o INMA incorporou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, um dos…

3 anos atrás