Brasil foi o 11° país que mais investiu em energia solar fotovoltaica em 2018

Publicado em energia solar, sustentabilidade

Em 2018, o Brasil quase entrou na lista dos 10 países que mais investiram em energia solar fotovoltaica. Está em 11º lugar, segundo infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

No ano passado, o país investiu em 1,2 gigawatts (GW) de potência instalada de energia solar, acumulando, atualmente, 2,4 GW. Conforme a Absolar, isso significa que a energia limpa a partir dos raios solares por meio de painéis fotovoltaicos já é a sétima maior fonte do Brasil, ultrapassando a nuclear.

Projeções dão conta de que, se seguir nessa velocidade de instalação de painéis fotovoltaicos, no ano que vem, a energia solar terá ultrapassado também a produzida por carvão mineral. Hoje, são 83 mil telhados solares no Brasil.

Vantagens

Além das vantagens ambientais, a energia solar traz benefícios econômicos e estratégicos, de acordo com a Absolar. Para o meio ambiente, a geração solar é limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, sem resíduos e sem ruídos. Não precisa de água para operar, aliviando a pressão sobre recursos hídricos escassos e tem baixo impacto ambiental.

Do ponto de vista econômico, promove redução de gastos com energia elétrica para a população,
empresas e governos federal e estaduais, trazendo economia para a sociedade. Também lidera a geração de empregos locais de qualidade, adicionando de 25 a 30 empregos por megawatt/ano (MW). Ainda atrai capital externo e novos investimentos privados ao país.

Na esfera estratégica, a diversificação da matriz elétrica brasileira com uma nova fonte renovável aumenta a segurança no suprimento de energia, reduz perdas e postergação de investimentos em transmissão e distribuição e alivia a demanda em horário diurno, reduzindo custos aos consumidores.

 

Confira o infográfico da Absolar com dados de 2018

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*