Correio promove Seminário Segurança Hídrica com apoio da Adasa

Publicado em água, meio ambiente, sustentabilidade

A segurança hídrica e o desperdício de água entrarão em debate, daqui a pouco, nesta quinta-feira (13/6), no Correio Braziliense. Especialistas do setor participam de seminário no auditório do jornal, onde discutirão as perdas para o país e para o meio ambiente, experiências e legado.

Todos os anos, segundo a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Trata Brasil, o país perde o equivalente a mais de 7 mil piscinas olímpicas por dia. A perda de água potável seria suficiente para abastecer 30% da população brasileira em um ano.

 

Ineficiência

Pedro Scazuscka, consultor técnico da Trata Brasil, diz que o levantamento da Oscip tem o objetivo subsidiar medidas que possam reduzir o problema, já que a água é um bem cada vez mais escasso. “O estudo mostra a ineficiência do sistema no país. De cada 100 litros produzidos, o Brasil perde 38.”

Para o presidente executivo da Trata Brasil, Édison Carlos, o aumento das perdas indica problema de gestão e que os investimentos para a redução não são suficientes. As unidades da Federação que lideraram o ranking do desperdício de água, de acordo com a Trata Brasil, são Roraima, com 75%; Amazonas, com 69%; e Amapá, com 66%. O Distrito Federal aparece em 24° lugar, com 34%, abaixo da média nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*