Evento em Brasília discute áreas protegidas e governança desses territórios

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

Organizações ambientalistas, lideranças comunitárias e representantes do poder público estão reunidos em Brasília para o II Workshop Nacional de Mosaicos de Áreas Protegidas, que vai aprofundar as discussões sobre processos participativos de governança desses territórios. O encontro acontece no Edifício ParlaMundi da LBV até esta quinta-feira (13/6), com atividades a partir das 8h.

O seminário é organizado por um conjunto de instituições que compõem da Rede de Mosaicos de Áreas Protegidas (Remap), criada em 2011 como forma de unir esforços para fortalecer as iniciativas de conservação da natureza e promoção do bem-estar em territórios protegidos e
seu entorno.

Intercâmbio

Segundo Marcos Pinheiro, do núcleo de coordenação da Remap, o encontro na capital federal conta com a participação de 18 dos 28 mosaicos atualmente reconhecidos no país. “Um dos nossos objetivos é fazer o intercâmbio de experiências exitosas em gestão integrada de áreas protegidas, e para isso foram selecionadas 15 experiências para serem apresentadas durante o evento”, explicou.

Pinheiro afirmou que este também é o momento de fortalecer os mosaicos e reservas da biosfera como instrumentos participativos de governança. “Com a publicação do decreto que extinguiu todos os conselhos federais que não são criados por lei, o workshop ganhou outro contorno. Faremos então uma força-tarefa nos mosaicos para pedir a recriação desses conselhos junto ao Ministério do Meio Ambiente”, disse.

Biomas

Nesta quinta-feira, os grupos de trabalho se reunirão de acordo com cada bioma – Amazônia, Cerrado e Caatinga, e Mata Atlântica – e serão apresentados os resultados de um estudo sobre a Remap realizado pelo WWF-Brasil. Também serão realizadas rodadas de debate em plenária sobre os próximos passos da rede, com a condução da nova coordenação para o próximo biênio.

O acesso ao evento é gratuito. Confira mais detalhes na imagem abaixo:

Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*