Na semana do Meio Ambiente, Correio estreia blog de sustentabilidade

Publicado em meio ambiente, sustentabilidade

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Correio Braziliense estreia um novo espaço para o debate sobre sustentabilidade.

O Blog 4Elementos surge após uma série de matérias que trataram de temas relevantes para o futuro do Planeta Terra. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas sustentáveis e de preservação do meio ambiente.

Acompanhe as séries

A série Do lixo à mesa aborda o grave problema do desperdício de alimentos, que chega a 1,3 bilhão de toneladas por ano em nível mundial. Se nada for feito, segundo a consultoria Boston Consulting, em 2030, as perdas chegarão a 2,1  bilhões de toneladas.

A reportagem Quatro Elementos, um Planeta alerta sobre a necessidade de mudanças nos padrões de consumo para a preservação da água, do ar, da terra e do fogo, representando a geração de energia.

O Brasil é campeão em desmatamento e está entre os cinco maiores emissores de gases de efeito estufa (GEE). O país também tem os maiores mananciais de água doce do mundo. Os dados mostram que os desafios para assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais são enormes.

A importância ambiental e social da coleta seletiva de resíduos é tema do primeiro capítulo do especial A Riqueza da Periferia. A média de aproveitamento do lixo que chega às cooperativas de reciclagem é de apenas 20%. O dado revela que ainda é preciso conscientização de que reciclar é fundamental para o meio ambiente e para a geração de trabalho e renda dos catadores.

Novo canal

O tema não se esgota nessas abordagens. Pelo contrário, é cada vez mais urgente tratar a sustentabilidade como prioridade, sob pena de a sociedade comprometer as gerações futuras.

Por isso, o Blog 4Elementos abre um canal para dar visibilidade às iniciativas de preservação, às inovações sustentáveis e às denúncias de crimes ambientais.

Seja muito bem-vindo neste espaço.

Colabore enviando sugestões de pautas no email sikafruni@gmail.com.

Participe do debate pelo Twitter @Blog4E.

Preservar é preciso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*