Nelson Barbosa será professor da UnB

Publicado em Economia

POR ANTONIO TEMÓTEO

O ex-ministro do Planejamento e da Fazenda Nelson Barbosa está de mudança para Brasília. Ele, que é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pediu transferência para a Universidade de Brasília (UnB). O primeiro contato com os chefes do Departamento de Economia ocorreu em agosto. Queria saber se seria bem-vindo para integrar o quadro de professores. O colegiado votou favoravelmente.

 

O pedido de transferência foi encaminhado pelo reitor da UnB, Ivan Camargo, e rejeitado pelo Ministério da Educação, com base na lei eleitoral, que impede transferência de servidores públicos três meses antes ou depois das eleições. Quem conhece Barbosa diz que ele está empenhado em reconstruir a biografia como economista após a desastrosa gestão no governo de Dilma Rousseff. Na capital federal, não cairá no esquecimento. Um novo pedido será encaminhado ao MEC no primeiro semestre de 2017.

 

Para o diretor da Faculdade de Economia da UnB, Roberto Ellery, Barbosa é bem-vindo e tende a somar pelo seu currículo e por suas pesquisas. “Não quer dizer que eu concorde com o que ele fez enquanto esteve no governo. Sempre fui crítico das decisões que tomou. Mas ele tem muito o que acrescentar ”, disse Ellery ao Blog.