Letícia Catelani, pivô de todas as crises na Apex, é demitida

Publicado em Economia

ROSANA HESSEL

O novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia Barbosa, assumiu nesta segunda-feira (6/05), e começou a fazer mudanças dentro do órgão, afastando dois diretores.

 

Uma de suas primeiras medidas foi destituir de suas funções a diretora de Negócios da Apex, Letícia Catelani (foto), que conseguiu derrubar outros dois presidentes e é seguidora do escritor Olavo de Carvalho. Ela havia sido indicado pelo deputado Eduardo Bolsonaro e caiu nas graças do ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

 

O militar é o terceiro presidente da agência nomeado desde a posse de Jair Bolsonaro.  O diretor de gestão corporativa, Marcio Coimbra, também foi afastado do cargo. “Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo”, informou a assessoria da Apex, em nota.

 

Letícia é filiada ao PSL. Chegou a comandar o partido em São Paulo. Mas acabou sendo afastada depois de partir para a briga com o ex-ministro Gustavo Bebianno, então homem-forte do partido de Bolsonaro. Ela é vista como arrogante e autoritária. Desde a semana passada, Letícia vinha tentando minar Segovia, ao espalhar que ele não tinha as condições necessárias para o cargo, porque sequer falava inglês.

 

Conforme nota divulgada pela Apex, Segovia Barbosa “tem reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística” e “é fluente nos idiomas inglês e espanhol”

 

Veja a íntegra da nota da Apex:

 

“O senhor Sergio Ricardo Segovia Barbosa assumiu, hoje (6 de maio), a presidência da Apex-Brasil.

Segovia, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha Brasileira. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro.

Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

A chegada do novo presidente implicará em algumas mudanças na Agência, já iniciadas hoje, com a decisão de Segovia de destituir de suas funções os senhores Marcio Coimbra, Diretor de Gestão Corporativa, e Letícia Catelani, Diretora de Negócios.

Em breve, serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo.”