Amigo de Lula, Dilma e Temer, Delfim Netto é alvo da Polícia Federal

Publicado em Economia

O economista Delfim Netto, que vem reinando desde o regime militar, foi alvo nesta sexta-feira, 9, da Polícia Federal, no âmbito da OPeração Lava-Jato. Por determinação do juiz Sérgio Moro, a casa do economista e a do sobrinho dele, o advogado Luiz Apollonio Neto, passaram por buscas e apreensão. Eles são suspeitos de receberem R$ 15 milhões em propinas durante a construção da usina Belo Monte, no Pará. Desse total, R$ 4 milhões já foram rastreados pela PF.

 

Muito influente nos governos de Lula e de Dilma Rousseff, o ex-ministro Delfim Netto foi consultor de construtoras que acabaram tocando as obras de Belo Monte. Ele estruturou o consórcio Norte Energia e teria usado seu prestígio junto aos petistas para convencer o governo de que a usina era essencial para o sistema elétrico brasileiro.

 

Delfim tinha trânsito livre no Palácio do Planalto durante as administrações petistas. E também é muito próximo do presidente Michel Temer. Ele funciona como consultor informal do emedebista na área econômica e ajudou a formular o programa Ponte para o Futuro.