viver do riso Crédito: Canal Viva/Divulgação. Cena da série Viver do riso, com Ingrid Guimarães e Miguel Falabella

Viver do riso é uma grande homenagem a história do humor brasileiro

Publicado em Séries

Série documental Viver do riso estreia neste sábado (27/10) no canal Viva, às 19h15

A percepção de que os atores que se dedicam a comédia costumam ser menos celebrados do que os artistas do drama foi o que motivou a atriz e apresentadora Ingrid Guimarães a criar o projeto que deu origem à série documental Viver do riso, do canal Viva.

“Quando comecei a envelhecer, pensei: “como vou envelhecer fazendo comédia?” Sempre tive a tristeza de ver como o comediante nunca é homenageado. São vistos como algo menor. Se eu faço rir, só por isso não vão me levar a sério. Fazer o outro rir é uma das atitude mais nobres da vida”, afirma Ingrid Guimarães explicando a motivação da criação do projeto.

Com estreia marcada para este sábado (27/10) às 19h15, a produção, que inicialmente seria um documentário, conta com 10 episódios, cada um dividido em um ato e um tema e com a presença de depoimentos de 90 humoristas e pessoas ligadas à comédia brasileira. “Acho que é importante ter esse registro”, defende a atriz.

O episódio de estreia tem como foco as mulheres no humor. A escolha do tema tem a ver com a própria história de Ingrid Guimarães, que viveu nesse cenário as duas fases: o momento em que as mulheres estavam no humor sempre de forma estereotipada e a quebra dessa paradigma. “Eu quis começar com um programa da mulher no humor para contar a nossa história de saída do papel subjugado”, completa.

Ao longo da temporada, nomes como Chico Anysio e Jô Soares serão celebrados, assim como comediantes da nova geração a exemplo de Marcelo Adnet e Júlia Rabello. “Foi lindo ver como os comediantes homenagearam uns aos outros. Eles se reverenciaram o tempo todo”, conta a atriz.

Viver do riso
Estreia em 27 de outubro, às 19h15, no canal Viva. Reapresentações: domingo, às 13h e 1h. Sexta, às 3h30. Sábado, às 10h30.