Crédito: Disney Channel/Divulgação. Elenco da série Bia do Disney Channel. Crédito: Disney Channel/Divulgação. Elenco da série Bia do Disney Channel.

Séries brasileiras para o público jovem investem na conexão entre países latinos

Publicado em Séries

Produções como Bia, O11ze e Noobes, dos canais Disney e Nickelodeon, apostam no intercâmbio cultural, que vai desde o elenco até a narrativa

As séries brasileiras voltadas para o público mais jovem têm investido em um novo modelo que prima pelo intercâmbio com a América Latina. A ideia é misturar atores e atrizes brasileiros e latinos em uma narrativa que seja universal para o público desses países. Esse é um formato que tem sido adotado pelos principais canais infantojuvenis, como a Disney e o Nickelodeon.

Com lançamento para segunda-feira (24/6) no Disney Channel e nas plataformas digitais do canal (Instagram e YouTube), a série Bia é um desses exemplos. A produção tem a atriz brasileira Isabela Souza como a protagonista, que dá nome ao seriado, o ator espanhol Julio Peña, a atriz mexicana Andrea de Alba e o ator argentino Guido Messina, como os líderes do elenco. Completam o time: os argentinos Fernando Dente, Agustina Palma, Micaela Díaz, Alan Madanes, Valentina Gonzalez e Rodrigo Rumi; a mexicana Julia Argüelles; os brasileiros Gabriella Di Grecco e Rhener Freitas; os colombianos Luis Giraldo e Daniela Trujillo; o venezuelano Esteban Velásquez, o equatoriano Jandino e a italiana Giulia Guerrini.

A série, que teve gravações no Brasil e na Argentina, acompanha a rotina de um grupo de jovens criadores de conteúdo digital que usam a tecnologia para se expressar de maneira autêntica, divertida e contemporânea. Esse time de talentos integra a Fundom, um espaço de encontro e inspiração, onde se passa a história que retrata os dilemas da vida dos jovens brasileiros e latinos.

Crédito: Disney Channel/Divulgação. Elenco da série Bia do Disney Channel.

“Eu não falava nada de espanhol. Tivemos duas semanas de oficinas na Argentina e foi um desafio. Foi muito louco, porque vinha a intenção, mas não vinham as palavras”, lembra Rhener Freitas, que vive o atleta Thiago, entre risos. Freitas interpreta um dos personagens mais densos, que precisa lidar com a morte da mãe e para isso se muda para Buenos Aires, onde passa a morar na Residência Knust.

“É uma série que fala de muitas coisas, mas a mensagem principal é sobre ser você mesmo. Ela fala muito de superação, de respeito, de diferença e acho que a melhor maneira de falar disso é por meio da arte”, define o ator para explicar que a produção também tem seu lado musical. O personagem de Rhener Freitas toca violão. “Eu já tocava violão e guitarra e sempre cantei também. Foi algo que sempre fez parte da minha vida. Comecei como músico e depois fui descobrir que a arte era um eixo central. Meu personagem também toca piano”, adianta.

A outra brasileira do elenco é Gabriela Di Grecco, que dá vida à personagem Helena, a irmã mais velha da protagonista Bia. “Meu primeiro teste foi com o Rhener e em espanhol. Foi realmente onde tudo aconteceu. Foi muito louco, porque a gente não falava o idioma. Foi um exercício bem interessante”, lembra a atriz. Sobre a mensagem da série, ela diz: “Fala muito sobre ser você mesmo e isso inclui as diferenças das pessoas e celebra a diversidade de culturas, de tipos físicos, de idade. O tesouro desta série está justamente na própria humanidade”.

Interesse mundial

Um dos temas mais universais e que unem os países é o futebol. A Copa do Mundo é apenas um dos exemplos da força desse esporte. De olho nisso, a série O11ze escolheu o assunto como norte para abordar a história de um grupo de jovens que sonha em profissionalizar o hobby de jogar futebol. Duas temporadas da narrativa já foram exibidas e uma terceira sequência estreia em 20 de julho na Disney.

“A verdade é que tem sido lindo compartilhar a experiência com companheiros de diferentes partes do mundo, porque são culturas diferentes. Isso nos deixa mais enriquecido na parte cultural dos países. Estamos na Argentina, mas tivemos oportunidade de também ir ao Brasil e ao Uruguai. Conhecer a América do Sul tem sido muito lindo e me enriquecido muito como pessoa e como artista”, afirma Juan David Penagos.

2019. Crédito: Disney Channel/Divulgação. Cultura. Cenas da série O11ze da Disney.

A terceira temporada acompanha o protagonista Gabo, vivido pelo ator argentino Mariano Gonzalez, que é o capitão da equipe Falcões Dourados, que, neste novo ano, sofre com a perda de alguns jogadores do time de futebol juvenil do prestigioso Instituto Atlético Esportivo (IAD).

“A principal narrativa de Gabo é que ele está livre para cumprir seu sonho de se tornar um grande jogador profissional. Na primeira, ele deixa a sua casa e faz amigos e inimigos também. No segundo ano, se explora um pouco a história familiar, em que encontra um pouco de dificuldade. E na terceira nos encontramos com um personagem que cresceu e está livre para encarar o maior desafio e destino”, adianta Mariano Gonzalez.

Os novos episódios ainda tem como foco a dupla Ricky e Dedé, vivida pelos atores Luan Brum (brasileiro) e Juan David Penagos (México), ambos integrantes dos Falcões Douradores, que buscam mais um desafio esportivo de disputar a Copa do Mundo.

“Essa terceira temporada tem incorporação de muitos novos personagens. Saem alguns que estavam com a gente na segunda temporada e entram novos. Os Falcões Dourados têm a oportunidade de jogar um mundial com a incorporação de novos jogadores a gente tem uma tensão nova no IAD, com todo mundo querendo ser titular e querendo jogar nessa copa entre colégios. Depois chegando ao mundial, vamos ter novas tensões com o Gabo cumprindo seu sonho de ser jogador profissional, vamos enfrentar barreiras e teremos que superá-las”, analisa Luan.

Pitada brasiliense

2019. Crédito: Viacom International Studios (VIS)/Divulgação. Cultura. Atriz brasiliense Clara Tiezzi na série Noobees.

No ar desde fevereiro no canal Nickelodeon, a série Noobes é outro exemplo de produção infantojuvenil que faz intercâmbio entre os países latinos. Gravada na Colômbia, a série, que terá uma segunda temporada, mostra o dia a dia de uma menina que se torna gamer profissional. O elenco conta com uma brasileira, mais especificante uma brasiliense: a atriz Clara Tiezzi, que ficou famosa por participar da novela Ti-Ti-Ti, da Globo.

Na trama, Clara interpreta Laura, melhor amiga da protagonista Silvia, vivida pela atriz mexicana Michelle Olvera. “A Laura é meio que minha xodozinha. Quando fui gravar, eu sabia que era uma personagem brasileira. Eu me acho muito parecida com ela, espero que as pessoas a amem, como eu. Até a série, eu nunca tinha ficado muito ligada a esse universo de games. Mas como o jogo da série é inspirado em League of legends, que é uma sensação, tem até campeonato, passei a jogar. Mas como a Laura também não joga, foi algo natural”, revela.

Em relação a experiência em outro país e em outra língua, Clara explica: “Foi muito de repente, eu fiz um teste para a Nickelodeon, e eles queriam atores brasileiros que falassem espanhol, mas meu espanhol era bem de iniciante. Quando vi, já estava em outro país”.