CBNFOT170620203074 2020. Crédito: Globo/Divulgação. Cultura. Cena do programa Conversa com Bial. Na foto, Bial e o ator Ary Fontoura.

Os cinco melhores programas de tevê da quarentena

Publicado em Programas

O Próximo Capítulo selecionou os melhores produções televisivas e do streaming feitas na quarentena — ou adaptadas, ou inspiradas no momento

A quarentena obrigou a dramaturgia televisiva a mudar. No mínimo, a se adaptar. O que parecia impossível, se mostrou possível e até viável, graças a tecnologia. Programas antes feitos com plateia, grandes equipes e presença — física — de convidados mudaram. Novas atrações surgiram demonstrando a criatividade de diretores, produtores, atores e apresentadores, mesmo em meio à pandemia.

Num momento em que a tevê teria apenas reprises e conteúdos jornalísticos para ocupar a faixa da programação, uma boa safra de produtos pensados, criados e produzidos na quarentena surgiu. A começar por aqueles que apenas aderiram ao novo formato. Pedro Bial, por exemplo, voltou ainda melhor no Conversa com Bial remoto. De casa, ele recebe os convidados da noite via aplicativo de videoconferência, em conversas que se tornam ainda mais íntimas. Vários dos papos são imperdíveis e ainda podem ser conferidos em formato de podcast.

O mesmo vale para Ingrid Guimarães e o Além da conta. Na temporada anterior, a apresentadora já havia mudado a atração para Tem WiFi, em que abordava o fenômeno da consumo digital. Agora, de forma ainda mais atual, a atriz lançou a temporada #Confinados em que discute os “novos normais” do isolamento social, tanto com celebridades — o que chama atenção do público — quanto com especialistas, que estão ali para dar o ponto de vista de uma perspectiva importante.

Já entre as novidades há pelo menos — para não sermos injustos — três programas imperdíveis. O primeiro deles é o ótimo Sinta-se em casa do humorista Marcelo Adnet, feito exclusivamente para o Globoplay. Todo dia, o comediante libera novos episódios, curtinhos, diretos e que tem tudo a ver com o assunto do dia. Sinta-se em casa é como se Adnet resgatasse o sucesso do primeiro programa que o projetou na TV, o 15 minutos da MTV exibido entre 2008 e 2009.

2020. Crédito: Globo/Divulgação. Cultura. Paulo Vieira no programa Como lidar? do Fantástico.

Há algumas semanas, todo domingo Paulo Vieira aparece no Fantástico no quadro Como lidar?. Outra atração que brinca com a quarentena. Do mesmo modo que Adnet, Vieira consegue captar o humor disso tudo, sem, claro, ser indelicado com a situação séria pela qual se passa no Brasil por conta do novo coronavírus.

Também vale dar uma espiada no spin-off de Lady night, Lady and bofe, em que Tatá Werneck, ao lado do marido Rafa Vitti, entrevista casais para compartilhar os “dramas” na quarentena. O humor característico sem cortes de Tatá está lá. Dá para matar as saudades de Lady night, que, por enquanto, não tem previsão para novos episódios.