masterchef Participantes do MasterChef tiveram que cozinhar para 120 pessoas

Parece que o jogo (finalmente) começou no MasterChef Profissionais

Publicado em Reality show

Declarações nada amorosas, provocações e negativa de homenagem marcaram o episódio de MasterChef Profissionais desta quarta (25/10)

Alguns participantes do MasterChef Profissionais acordaram no episódio desta terça (24/10) para o que parece óbvio para quem assiste ao reality show: eles estão num jogo. A apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça sempre alertaram a eles que a competição iria exigir se comprometer com os colegas em algum momento, mesmo que os chefs relutassem em aceitar. Esse momento chegou.

E veio com tudo! Logo no início, os participantes entram na cozinha onde terão que preparar entrada, prato principal e sobremesa para os 120 atores, técnicos e convidados do espetáculo Les miserables, que comemoravam a marca de 200 sessões. Ao examinar o local, Irina já avisou: “O mercado é coletivo. Então, peguem tudo que conseguirem, quem pegar primeiro, leva.” Ué… não era boazinha a Irina?

As tretas continuaram. Francisco recebeu a primeira missão do dia. A prova era em equipe e, por ter sido o melhor no episódio anterior, foi “premiado” com a possibilidade de escalar o próprio time. O problema foi a maneira como isso foi feito. Francisco teve que apontar (e justificar) quem ele não queria ao seu lado. Ele disse “não” a Ravi, Pablo, Lubyanka e Monique. As moças não gostaram nada da escolha e provocaram dizendo que ele não deveria subestimá-las.

O time vermelho reunia os desafetos de Francisco: treta no Masterchef!
O time vermelho reunia os desafetos de Francisco: treta no Masterchef!

Ao capitão Pablo coube a segunda saia justa. Escolher duas proteínas entre cinco, sendo que provavelmente usaria uma só nos pratos. O motivo, Ana Paula explicou: “é uma pra você usar e outra para impedir que o time do Francisco use”. Pablo entrou no jogo e escolheu bacalhau e filé-mignon. Francisco ficou com salmão e peito de frango. A carne moída não foi escolhida por ninguém.

A prova tinha uma dificuldade a mais: 20 pessoas servidas eram veganas ou tinham intolerância a ingredientes como abóbora e cogumelo. Havia uma lista com restrições. Isso atrapalhou um pouco o time de Francisco, que substituiu o salmão por abóbora na receita e depois teve que rever isso (Paola Carosella deu uma ajudinha básica lembrando a lista para o líder) e se enrolou com a massa folhada, à base de manteiga, ingrediente não consumido pelos veganos.

Mesmo assim, a cozinha de Francisco era mais organizada. Na de Pablo, parecia que ninguém falava a mesma língua ー deve ser por causa de Lubyanka! Como é de costume no MasterChef, vitória da bagunça. E vitória robusta: 81 a 39.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef

Dessa forma, a prova de eliminação reuniu quatro bons candidatos ao título do MasterChef: Francisco, Clecio, Irina e Raíssa. Lubyanka, Ravi, Pablo e Monique assistiram a tudo de camarote, do alto do mezanino.

Na eliminação estavam quatro favoritos ao título do MasterChef. O que aconteceu?
Na eliminação estavam quatro favoritos ao título do MasterChef. O que aconteceu?

A prova era das mais temidas. Eles tinham que reproduzir ou fazer uma releitura da torta dobus, tradicional sobremesa húngara. Clecio já deu uma pista de que estava um pouco mais perdido do que os outros: “Nem onde fica o leste europeu eu sei”. Fugiu da escola o mineirinho.

Raissa era a mais nervosa (“Estou me sentindo pequena no meio deles”) e só se acalmou quando viu que os ingredientes estavam todos na bancada ー se bem que a proporção deles é que era o mistério, né?

Monique era a mais afiada no episódio do MasterChef desta semana
Monique era a mais afiada no episódio do MasterChef desta semana

Felizes com o resultado da prova, os jurados disseram que todos foram mais ou menos bem. A melhor foi Irina, que não segurou as lágrimas. A mediana, Raissa. A eliminação estava entre Francisco (o paizão) e Clecio (o filhão). Pausa dramática para a edição aproveitar o embate. Para o bem do programa (e polêmica da internet), Clecio se despediu da cozinha do MasterChef.

Do Mezanino, Monique não escondeu a felicidade em ver os dois na berlinda: “Agora que as duas (Irina e Raissa) voltaram, para mim tanto faz quem vai sair. É só um a menos”. Bom moço, Ravi propôs que os chefs fizessem uma homenagem a Clecio quando ele deixasse a cozinha. Monique não topou e ainda fez com que o plano não fosse pra frente. “Vou aplaudir e só”, disse. E aí: o jogo começou ou não começou?

Tchau, Clecio!
Tchau, Clecio!

Comentários aleatórios

Ravi precisa segurar a ansiedade. Ele atropelou Ana Paula Padrão, não prestou atenção nas orientações antes da prova e ainda não ouviu o que o líder Pablo falava. O menino é bem intencionado, mas precisa se segurar!

Estamos no MasterChef Profissionais e Irina e seus companheiros de time se confundiram com os conceitos de vegano e vegetariano. Pode isso, produção?

Os colegas de Ravi têm que se decidir. O nome do rapaz se fala “Rávi” ou “Raví”?

Lubyanka era a mais empolgada quando descobriu que eles cozinhariam para o elenco do musical, o preferido dela, tanto que a moça sabe o repertório de cor. À vontade na cozinha ela soltou a voz. Ainda bem que Lubyanka não está no The voice!

Nem tudo foi ódio neste episódio. Ravi ensinou Raissa a fazer um passo da sobremesa dela na prova em equipe. Ganhou uma abraço caprichado da moça!

Sabe fazer pão de ló no ponto certo? O jurado Erick Jacquin sabe: é só apertar e observar se ele faz um barulhinho. Vale assistir ao vídeo só para ver o francês repetir.

Semana que vem, as provas serão de cozinha molecular (eita!) e, na eliminação, haverá três opções de pratos com peixe ensopado que os chefs terão que reproduzir.