Rosinete se apega à fé para curar a filha em Onde nascem os fortes
fortes6 Rosinete se apega à fé para curar a filha em Onde nascem os fortes Rosinete se apega à fé para curar a filha em Onde nascem os fortes

Novelas e seriados protagonizados por mães mostram o amor definido como o maior amor do mundo

Publicado em Programas, Sem categoria

Das combativas Rosinete (Debora Bloch) e Cássia (Patrícia Pillar) de Onde nascem os fortes à doce Kirsten (Kelly Rowan) de The O.C., confira algumas mães presentes na sua telinha!

Incansáveis na arte de fazer bem aos filhos, as mães ocupam lugar de destaque na teledramaturgia. Em seriados e novelas, elas ganham papéis de protagonistas e nos fazem rir, chorar e nos despertam amor e ódio na mesma proporção ー como na vida real.

Ofélia, de Orgulho e paixão

Em nome da felicidade do clã Benedito, a matriarca Ofélia faz de tudo
02/02/2018. Credito: Marilia Cabral/TV Globo. Em nome da felicidade do clã Benedito, a matriarca Ofélia faz de tudo

Interpretada por Vera Holtz com maestria, a Ofélia de Orgulho e paixão, novela das 18h da Globo, é uma mãe daquelas à moda antiga. O grande propósito dela é casar as cinco filhas ー Elizabeta (Nathalia Dill), Jane (Pâmela Tomé), Mariana (Chandelly Braz), Cecília (Anaju Dorigon) e Lídia (Bruna Griphão) ー como “homens de bem”. Para isso, vale tudo, inclusive enfrentar o pai das meninas, Felisberto (Tato Gabus Mendes). À frente do tempo dela, Ofélia não tem nenhum medo de falar o que pensa, o que rende bons momentos a Vera na novela.

As mães de Onde nascem os fortes

 Patrícia Pillar define Cássia como a coragem de Onde nascem os fortes
Crédito: Globo/Estevam Avellar. Patrícia Pillar define Cássia como a coragem de Onde nascem os fortes

Em entrevista, Patrícia Pillar defendeu a personalidade dela em Onde nascem os fortes como o lado da razão da trama principal da novela. “Cássia é a razão, a busca pela Justiça da forma clássica, pela polícia, pelas vias normais”, explica a atriz sobre a procura de Cássia pelo filho Nonato (Marco Pigossi), que desapareceu após uma briga de bar. “Ela fica desesperada com a perda do filho. Mas tem que mostrar força para seguir em frente e dar apoio a Maria (Alice Wegmann), irmã gêmea de Nonato”, continua a atriz.

Na mesma novela, outra mãe transforma a dor em força pelos filhos. Vivida por Debora Bloch, Rosinete apela para a ciência e para a fé na busca pela cura da filha, Aurora (Lara Tremouroux), que tem uma doença ainda não diagnosticada. Isso vai incluir desenterrar segredos do passado, especialmente os que envolvem Samir (Irandhir Santos), espécie de líder espiritual da cidade de Sertão.

Maureen Robinson, de Perdidos no espaço

Maureen ganhou destaque na nova versão de Perdidos no espaço
Reprodução/ThatEricAlper. Maureen ganhou destaque na nova versão de Perdidos no espaço

Ela está no limite. Após ter fugido de um planeta Terra à beira da morte, a cientista Maureen Robinson (Molly Parker) se vê nas entranhas do universo buscando um novo lar, não só para si própria, mas – especialmente – para os três filhos. Vivendo, literalmente, perdida no espaço sideral, Maureen busca, a todo custo, manter os filhos protegidos. A matriarca atravessou o tempo sendo, cada vez mais, amadurecida em uma mãe moderna. Isso porque a série que, originalmente foi ao ar em 1965, trazia Maureen em segundo plano. Já a nova adaptação, que você pode acompanhar pela Netflix, é personagem-chave na trama, representando força e vontade de sobreviver.

Kirsten Cohen, de The O.C.

Família unida contra problemas como alcoolismo dão a tônica de The O.C.
Internet/Divulgação. Família unida contra problemas como alcoolismo dão a tônica de The O.C.

Tudo bem, ela não era a protagonista da história, mas o incondicional amor de mãe a um filho adotado com 17 anos frequentemente emocionava o público. Na série The O.C. ー Um estranho no paraíso, Kirsten (Kelly Rowan) foi responsável por dar um lar ao jovem Ryan (Ben Mackenzie). Com problemas relacionados a criminalidade e abandono familiar, o caminho do adolescente certamente seria a prisão, caso Kirsten e seu marido Sandy (Peter Gallagher) não o tivessem adotado. No começo, a mãe se sente desconfortável com o “recém-chegado” filho, mas com o passar das temporadas, o público a acompanha tentando equilibrar a educação do rebento biológico, Seth (Adam Brody), e mais novo membro da família, Ryan. Forte e disposta a tudo pela família, Kirsten encontra no marido e nos filhos a base para lutar contra o alcoolismo. A produção teve quatro temporadas e você pode vê-las pela Netflix.

Stef e Lena, de The Fosters

O amor de Stef e Lena pelos filhos vence várias barreiras
Crédito: Sony/Divulgação. O amor de Stef e Lena pelos filhos vence várias barreiras

Se ter uma grande mãe é bom, duas é melhor ainda. A história de amor entre Stef (Sherri Saum) e Lena (Teri Polo) na série The Fosters foi um verdadeiro misto de emoções na telinha de vários telespectadores. O público acompanha os desafios das duas mulheres que se apaixonam e embarcam juntas na criação de cinco filhos. Enquanto Stef já tinha um filho biológico, Brandon (David Lambert), ao conhecer Lena, o casal ainda adotou os gêmeos Jesus e Mariana (Jake T. Austin/Noah Centineo e Cierra Ramirez) e os irmãos Callie e Jude (Maia Michell e Hayden Byerly) ao longo da série. Tendo de enfrentar inúmeros obstáculos para manter as crianças, Stef e Lena representam o papel máximo de duas supermães, que não deixam nada, nem ninguém ferir os filhos. Por mais que o casamento das duas, eventualmente passe por altos e baixos, o amor aos filhos é sempre incondicional. A produção teve cinco temporadas e acabou no começo deste ano, mas os episódios estão disponíveis na plataforma da Netflix.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader