neruda2 Gael García Bernal repete papel que viveu no cinema Gael García Bernal

Neruda revisita relação do escritor com o regime chileno que o perseguiu

Publicado em Séries

Pablo Larraín e Gael Garcia Bernal formam uma verdadeira dupla dourada no cenário cinematográfico latino-americano. O primeiro foi indicado ao Oscar de melhor produção estrangeira com No, o segundo já levou um Globo de Ouro de melhor ator em TV, e está acostumado a frequentar premiações com longas de sucesso. Os dois agora trabalham na produção de Neruda, minissérie distribuída pelo canal Fox 1 Premium a partir da próxima sexta. A produção para a televisão é homônima ao filme, e segundo a Fox Premium 1, irá complementar os eventos vistos nas telonas.

Pablo Neruda (Gnecco) se tornou famoso com seu trabalho literário, mas a minissérie pretende ir além dos poemas. O enredo mostra o autor como uma oposição comunista ao governo chileno de González Videla (Alfredo Castro), em 1948. Perseguido por suas ideologias, Neruda se vê em meio a uma trama que tem como inimigo o policial Óscar Peluchonneau (Gael Bernal) e a ameaça de prisão em um regime cada vez mais violento.

O grande diferencial da produção é lidar com a relação entre Peluchonneau — um policial sedento por sucesso para livrar-se de uma existência, até então, medíocre — e a grande personalidade intelectual de Neruda. Os papéis são quase que um inverso do senso comum: o policial torna-se a ameaça, enquanto o escritor é redimido a uma posição de fugitivo.

Em entrevista de divulgação, o ator Gael Garcia Bernal explica como foi importante entender plenamente o personagem. “O policial é fascinado pelo poeta. É um estereotipo de um conservativo pós-Segunda Guerra, especialmente um que aceitou a derrota com ressentimento, com muitas inseguranças na superfície. Isso foi a chave para achar um Peluchonneau com uma faísca criativa”, defende.

 

 Pablon Larraín e Gael García Bernal realizam outro projeto em conjunto: Neruda promete expandir história chilena
Pablon Larraín e Gael García Bernal realizam outro projeto em conjunto: Neruda promete expandir história chilena

Linguagem de Neruda chama a atenção

Segundo Bernal, outro aspecto importante da produção se refere à linguagem poética e cinematográfica, e principalmente, como elas se integram: “A premissa de Neruda é o mundo, o perigo do mundo, que nos faz se apaixonar e criar novos mundos. Os personagens sofrem por não conseguir quebrar a restrição da criação poética”, aponta.

Ele ainda completa: “Obvio que o poeta é um dos que leem essa linguagem, do que podem trazê-la para a terra. Em relação a isso eu não consigo pensar em outra produção atualmente, especialmente, não uma que navega por essas águas e ainda é divertida como Neruda.”