vai que cola2 Nova temporada do 'Vai que cola' ganha cenário novo Nova temporada do 'Vai que cola' ganha cenário novo

Crítica: Vai que cola muda de cenário, mas não renova piadas

Publicado em Programas

Sexta temporada do Vai que cola começa nesta segunda-feira (13/8) com cenário novo, mas piadas antigas

O Multishow começa a exibir nesta segunda-feira a sexta temporada do Vai que cola. O humorístico que tem redação final de Leandro Soares vai ar de segunda a sexta, na faixa das 22h30. O elenco continua com alguns atores conhecidos do público, como Catarina Abdalla (Dona Jô — leia entrevista com a atriz), Samantha Schmütz (Jessica) e Marcos Majella (Ferdinando), e investe em novidades, como Alexandre Porpetone, que viverá Bruno Surfistão, e Gorete Milagres, que será Aurelina, tia de Sanderson.

A julgar pelos cinco primeiros episódios ー já disponíveis no Now ー , o Vai que cola chega à sexta temporada com pouquíssimas novidades, nenhuma relevante. Isso vai agradar a parcela do público que já se diverte com as maluquices dele, mas corre o risco de cansar, pois cai na repetição dos cinco anos anteriores.

Logo no primeiro episódio, intitulado Enfim, férias!, aparece a primeira mudança. A pensão da Dona Jô deixa de ser o cenário principal do Vai que cola e a turma toda ー Dona Jô, Jessica, Maicol (Emiliano d’Ávila), Ferdinando, Velna (Fiorella Mattheis), Terezinha (Cacau Protasio), Gabi (Letícia Lima), Ericson (Rafael Infante) e Sanderson (Marcelo Medici) ー tira férias em Praia Grande, numa casa de praia da tia de Sanderson.

Multishow/Divulgação. Ferdinando ganha ares de protagonista na sexta temporada de 'Vai que cola'
Multishow/Divulgação. Ferdinando ganha ares de protagonista na sexta temporada de ‘Vai que cola’

O cenário novo segue os mesmos moldes do que abrigava a pensão de Dona Jô, com direito ao palco giratório e tudo o mais, o que não é exatamente um problema. A questão é que, se a mudança da pensão para a praia, tinha a intenção de atualizar as piadas da sitcom, isso não acontece. O texto segue a mesma pegada de sempre, com as mesmas piadas preconceituosas com o peso de Terezinha e Ferdinando; as mesmas crises de ciúmes de Jessica com Maicol; aliás ela que continua querendo seguidores nas redes sociais; os mesmos shows de Ferdinando e a mesma reclamação de que ele não é concierge ー “eu falo isso há cinco temporadas!”, reclama o personagem em um dos episódios.

A reclamação de Ferdinando poderia ser dita pelo público ー muito do que é visto ali aparece desde a primeira temporada, o que me faz lembrar de Sai de baixo, que teve ótimos primeiros anos e foi perdendo a força até, completamente enfraquecido e sem graça, acabar. Com a ausência de Valdomiro (Paulo Gustavo), Jessica e Ferdinando assumem completamente o protagonismo, deixando espaço para Terezinha em alguns episódios. Dá certo porque o trio de atores tem os personagens na palma das mãos e segura bem. A imitação de Ferdinando de IZA é um dos pontos altos da estreia. O crescimento de Velna é notório e a perfomance de Fiorella acompanha ー a atriz cresceu bastante nesta temporada.

Outra aposta da sexta temporada do Vai que cola parece ser nos erros de gravação, especialmente nos momentos em que o elenco cai na risada ou se esquece do texto. O problema é que as várias interrupções (os erros não estão mais só no fim dos episódios) acabam quebrando a fluidez do texto e, muitas vezes, chamando mais a atenção do que qualquer outra coisa, o que não é lá muito bom.

Assistindo ao início desta temporada, que tem 40 episódios previstos, fica a dúvida se Vai que cola tem fôlego para tanto. A atração precisa de renovar mais do que o cenário. E urgente para voltar a colar nas noites do Multishow.

Saiba como serão os primeiros episódios de Vai que cola!

Multishow/Divulgação. Elenco é um dos pontos fortes do humorístico 'Vai que cola'
Multishow/Divulgação. Elenco é um dos pontos fortes do humorístico ‘Vai que cola’

Enfim férias ー Dona Jô resolve que precisa tirar férias, mas sozinha. Os planos dela não dão tão certo assim e todo mundo acaba embarcando para Santos, mas eles são enganados por Sanderson e acabam no Guarujá.
Vamos invadir a sua praia ー O pessoal descobre que não está em Santos, e, sim, em Praia Grande. A divisão dos quartos e das tarefas da casa causam problemas e confusão.
Digam ao povo que ficamos ー As obras do metrô no Méier invadem a pensão de Dona Jô e eles ficam impedidos de voltar para lá. A tia de Sanderson resolve cobrar aluguel do pessoal e Dona Jô determina que todo mundo vai ter que trabalhar. Amigo de Sanderson, Bruno Surfistão diz que ajudará o pessoal. Mas ele não parece ser dos mais certos.
Gol de quem? ー Dona Jô recruta os os moradores para ajudar nas tarefas domésticas. Terezinha finge que está grávida para se livrar das tarefas e engana todo mundo.
Empata tudo ー Jessica e Maicol estão com uma grande questão: não conseguem transar. Agora que dividem quarto com Ericsson e Gabi, a falta de privacidade está dificultando a vida do casal.