Detento aproveita visita de irmão gêmeo para roubar sua identidade e fugir da cadeia

Publicado em

SORE-22-NOTA-1-Noticia-838337

Não é raro ver em novelas irmãos gêmeos com personalidades opostas: um mau e um bom, sendo que o segundo sempre faz de tudo para prejudicar o primeiro. Mas no Peru, isso aconteceu de verdade. Um detento aproveitou a visita do seu irmão gêmeo para roubar sua identidade e fugir da cadeia.

De acordo com o jornal peruano La Republica, o caso teria acontecido no último domingo (8/1), no distrito de Ancón, no centro do país. Giancarlo Steven Delgado Herrera, de 27 anos, foi visitar o irmão, Alexander Jeferson Delgado Herrera, que foi sentenciado a 16 anos de cadeia por furto qualificado e abuso sexual. Os dois se reuniram e, depois disso, foram para a cela do acusado. Lá, ele teria oferecido uma bebida para o irmão que aceitou e, logo depois, caiu no sono.

A polícia desconfia que Alexander colocou sedativos na bebida. Assim que o irmão adormeceu, ele pegou a identidade e as roupas dele e seguiu rumo à saída da penitenciária de segurança máxima. No caminho, o acusado passou por seis portas, vigiadas por agentes penitenciários. Os guardas não se atentaram ao fato de que Alexander não tinha um carimbo no braço — que é aplicado nos visitantes — e o deixaram sair sem maiores problemas.

Após descobrir que não era Alexander que estava na cela — o que se confirmou por meio das impressões digitais —, a polícia local abriu uma investigação para apurar o caso. O irmão é acusado de facilitar a fuga e o Ministério Público chegou a pedir a prisão preventiva dele. Ele, porém já foi liberado, mas ainda responderá a processo. O diretor do presídio foi afastado. Os seis agentes pelos quais Alexander passou e seus supervisores responderão a um processo administrativo.