Mundial de Natacao - Mexico 2017 Marcio Rodrigues/MPIX/CPB

Saiba em qual Mundial todas as competidoras brasileiras subiram ao pódio

Publicado em Paralimpíadas

No total, foram 36 medalhas, sendo 18 de ouro. Com o número, o Brasil superou o próprio recorde de conquistas em um Mundial. E quem teve papel fundamental nesse recorde foi a delegação feminina verde e amarela. Todas as seis competidoras brasileiras subiram ao pódio no Mundial de Natação Paralímpica, na última semana, no México.

As seis mulheres representaram cinco estados do país. Algumas são veteranas e conhecidas na natação paralímpica, outras fizeram a estreia na principal competição da modalidade. Cecília Araújo é uma das estreantes na competição. Com um ouro e uma prata, o saldo do primeiro Mundial foi positivo. A jovem de 19 anos foi a única mulher brasileira que conquistou duas medalhas. A atleta compete na categoria S8 já que tem os movimentos do lado esquerdo do corpo prejudicados por conta da paralisia cerebral.

Apesar de já ter uma medalha olímpica na carreira de atleta, Patrícia Santos também é novata no Mundial. Ela fez sua estreia na competição e saiu com a prata na prova dos 100m livre da categoria S4. Há 15 anos, Patrícia foi baleada no pescoço durante um assalto e ficou paraplégica. Apesar de estar envolvida com a natação há apenas 8 anos, o primeiro contato da capixaba com uma competição paralímpica foi bem sucedido. A estreia na Rio-2016 rendeu uma medalha de prata no revezamento 4x50m livre misto.

Já Joana Neves, Edênia Garcia e Raquel Viel são velhas conhecidas da competição mundial. Edênia participou do sexto Mundial da carreira, Raquel do terceiro e Joana do quarto. Joana e Edênia são as mais experientes e contam com medalhas olímpicas no currículo. Além disso, Edênia é a primeira paratleta brasileira tricampeã mundial de natação.

O desempenho é histórico para o Brasil. É a primeira vez que a delegação verde e amarela supera a marca das 26 medalhas na competição. Além disso, os 18 ouros do México superam o desempenho do Brasil no Mundial de Eindhoven, na Holanda, em 2010, quando os brasileiros subiram ao pódio em 14 oportunidades.

Veja em que provas as brasileiras foram medalhistas 

Beatriz Carneiro foi prata nos 100m peito | Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX
Beatriz Carneiro foi prata nos 100m peito | Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

Cecília Araújo (S8)
Ouro nos 50m livre
Prata nos 100m costas

Edênia Garcia (S3)
Prata nos 50m costas

Joana Neves (S5)
Prata nos 50m livre

Beatriz Carneiro (S14)
Prata nos 100m peito

Patrícia Santos (S4)
Prata nos 100m livre

Raquel Viel (S12)
Bronze nos 100m costas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*