Mulheres-copa-do-mundo
Elas na copa Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press

Conheça o grupo de mulheres que se uniu para a Copa da Rússia

Publicado em Futebol

O objetivo era o mesmo: assistir à Copa do Mundo na Rússia. E foi justamente o que uniu 50 mulheres que vão até o maior país do mundo para assistir os jogos do Mundial deste ano. Muitas delas se conheceram apenas pela paixão comum. Umas viajarão sozinhas; outras, com a família; e outras, com amigos, mas o grupo “Elas na Copa” facilitou as informações e as encorajou a torcer de perto pela Seleção Brasileira.

Cinco delas moram em Brasília e se tornaram amigas por causa do amor pela competição. Luisa Janeri, Mariana Neme, Fabrícia Souza, Paula Moreira e Renata Couto não falam em outra coisa a não ser o Mundial. “Nosso grupo só fala disso, os outros amigos devem estar cansados”, brincou Mariana, uma das organizadoras do grupo.

Mariana Neme, 38 anos, é bancária e sempre esteve envolvida na preparação de eventos esportivos do serviço. “Gosto muito de futebol e eu organizo campeonatos de futebol feminino no meu trabalho”, contou. A viagem à Rússia começou a ser organizada no início deste ano. “Quando comecei a organizar a minha viagem, fiquei sabendo dos grupos e entrei em alguns deles”, relembra.

A criação do grupo surgiu da ideia de engajar outras meninas que gostariam de ir, mas que tinham receio por causa de preconceitos. “Faz parte desse movimento que mostra que lugar de mulher é onde ela quiser”, diz a participante do grupo, que quer continuar com o movimento na Copa América, em 2019, e em jogos do Campeonato Brasileiro.

Segundo Mariana, esse foi o principal motivo que uniu o grupo. “O objetivo era ser algo informativo, mas acabamos mostrando que mulher também entende de futebol”, afirmou ela, que está ansiosa para o embarque.

A ideia de embarcar na aventura surgiu na última Copa, na qual Mariana não conseguiu tirar férias e acompanhar os jogos como queria. “Ficou a vontade de ir e eu pensei em ir para Rússia. Eu gosto muito de viajar e seria um momento mais tranquilo de conhecer um país tão diferente. Achei propício”, afirma.

Blusa personalizada do grupo que se uniu para a Copa na Rússia | Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press.
Blusa personalizada do grupo que se uniu para a Copa | Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press

Oportunidade de conhecer a Rússia 

Renata, a irmã e a mãe na Rússia | Foto: Reprodução/Instagram
Renata, a irmã e a mãe na Rússia | Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto Mariana aguarda a segunda etapa da competição para viajar para Rússia, algumas amigas já vivem o clima da Copa no país-sede. Renata Couto embarcou rumo à Rússia na última sexta-feira, com a mãe e a irmã. “Gosto muito de futebol, mas minha mãe e irmã nem tanto. Elas gostam mais da farra e da brincadeira”, comenta.

Quem escolheu o destino foi Renata, que aproveitou a oportunidade para assistir uma Copa do Mundo de perto. “Todo ano costumamos fazer uma viagem internacional e esse ano eu sugeri a Rússia por conta do Mundial”, conta a brasileira, que revelou um certo receio na hora da escolha. “Não vou mentir que tive medo na hora de fechar a viagem por ser um país mais fechado e com fama de machista”, diz.

Quem também deixou o medo de lado e viajará à Rússia sozinha é a servidora Paula Moreira, 29 anos. Ela planeja a viagem desde 2014, porque amou a experiência de acompanhar o Mundial do Brasil, em 2014. “Eu vi oito jogos no total e fui até para o Rio sem o ingresso da final”, relembra.

“Já estava na cabeça que iria à Rússia e ninguém do meu grupo se animou porque acharam a viagem cara. Resolvi ir sozinha, mas procurei grupos de pessoas que iriam também”, diz. No grupo “Elas na Copa”, encontrou companhia. “Embarco sozinha e fiz meu roteiro individual, mas lá vou encontrar com elas e não estarei só”, festeja.

2 thoughts on “Conheça o grupo de mulheres que se uniu para a Copa da Rússia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*