Minas vence Praia Clube, no Mineirinho, no primeiro jogo da final da Superliga feminina 2018/2019
Minas vence volei Divulgação/FIVB Elenco do time de vôlei do Minas comemora ponto em quadra

Em casa, Minas sai na frente na final da Superliga contra Praia Clube

Publicado em Vôlei

A disputa pelo título da Superliga feminina 2018/2019 colocou os dois melhores times da temporada frente a frente. Nem Rio de Janeiro,  nem Osasco estão entre eles, diferentemente dos últimos 17 anos. Como o esperado, Minas e Praia Clube fizeram um duelo emocionante e bastante equilibrado na manhã deste domingo (21/4), no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. Em casa, o Minas saiu na frente na série melhor de três da final, ao vencer por 3 sets a 2, com parciais de 28/26; 25/22; 17/25; 17/25 e 15/6.

O jogo começou disputado ponto a ponto, com os times se revesando no placar.  Quando o Praia Clube estava a um ponto de fechar o primeiro set, com o placar em 24 x 23, a ponteira Fernanda Garay torceu o tornozelo direito, ao pisar no pé da companheira após descer de um bloqueio. A cena da lesão foi forte, e a campeã olímpica  saiu de quadra  carregada pela comissão médica do time, em meio a lágrimas, enquanto a torcida gritava pelo nome da ponteira no Mineirinho.

Na retomada da partida, o Minas virou o jogo e fechou a parcial por 26 x 24. Com a lesão de Fê Garay, as ponteiras Ellen e Rosamaria assumiram a responsabilidade de suprir a baixa na equipe de Uberlândia.  As donas da casa, porém,  aproveitaram o melhor momento e cresceram na segunda parcial. O Minas ampliou a vantagem no jogo, ao também vencer o segundo set, desta vez, por  25 x 22.

Fernanda Garay, ponteira do Praia Clube, sofre torção no tornozelo direito durante primeiro jogo da final da Superliga pão de queijo
Fê Garay passará por exames para saber se poderá jogar a segunda partida da final Reprodução/SporTV

Mordido, o atual campeão da Superliga acordou na partida. Nicole Fawcett foi peça fundamental na reação do Praia Clube, que atropelou o Minas no terceiro set, vencendo por 25 x 17.  Sozinha, a norte-americana anotou 28 pontos, ao todo no duelo. Ex-jogadora do Minas, a ponteira Rosamaria também desencantou e ajudou a equipe comandada por Paulo Coco a levar o jogo para o tie-break.

O Praia abriu enorme vantagem no início do quarto set, quando o Minas até ensaiou uma reação, mas sem tempo suficiente para reverter o placar, que terminou igual à parcial anterior. No quinto e decisivo set, o Minas chegou a abrir 7 x 1 com boa sequência da levantadora Macris no saque. À essa altura, o Mineirinho se transformara em um caldeirão.

Com o apoio da torcida, o clube de Belo Horizonte viu as ponteiras Natália e Gabizinha, que também atuam juntas na de Seleção Brasileira, assumirem o controle no momento mais crucial do primeiro jogo da final da Superliga.  Comandado pelo italiano Stefano Lavarini, o Minas fechou a parcial por 15 x 6, largando  na frente na decisão chamada carinhosamente de “final pão de queijo”.

Jogo 2 da final da Superliga

Praia Clube e Minas voltam a se enfrentar pelo segundo jogo da final na sexta-feira (26/4), às 21h30, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. Com a vantagem, a equipe de Belo Horizonte pode já garantir o título, em caso de vitória fora de casa. O duelo será transmitido pelo SporTV 2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*