duda hand
duda hand

Brasileira faz história: Duda é tetracampeã da Liga dos Campeões

Publicado em Handebol

Eleita a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014, a brasileira Duda Amorim sagrou-se tetracampeão da Liga dos Campeões de handebol feminino, a principal competição de clubes da Europa. A catarinense conquistou o título aos 31 anos com o time húngaro Gÿori, no domingo (13/5), após uma vitória apertada por 27 x 26 diante do HC Vardar, da Macedônia. A jogadora da Seleção Brasileira já havia vencido a Liga dos Campeões em 2013, 2014 e 2017.

Além de fundamental na defesa, a armadora marcou seis gols no último jogo da final. Um deles foi especialmente importante para sua equipe. Restando nove segundos para o fim da partida, Duda marcou o gol de empate que levou o Gÿori à prorrogação, na Final Four, em Budapeste. Ao todo, a brasileira anotou 43 gols nesta Liga dos Campeões. Na disputa pelo bronze, o Rostov, em que jogam as brasileiras Mayssa e Ana Paula, foi derrotado pelo Bucuresti por 31 x 30 .

Duda joga na Europa desde 2006, quando foi contratada pelo Withkometal Skopje, da Macedônia, aos 19 anos. Três anos depois, na temporada 2009/10, passou a defender o atual clube, Gyori, um dos principais do handebol europeu. Desde que a brasileira chegou ao clube húngaro, a equipe disputou sete finais, erguendo a taça de campeão em quatro delas. No ano passado, Duda ultrapassou a marca histórica de 500 gols na Liga dos Campeões e recebeu até homenagem da Federação Europeia de Handebol (EHF) pela façanha.

Duda Amorim é tetracampeão da Liga dos Campeões de handebol da Europa
Duda Amorim marcou o gol que levou o Gyori à prorrogação: o time húngaro venceu no tempo extra na final

Duda Amorim: DNA no handebol

O primeiro contato de Duda Amorim com o handebol foi na escola, mas ela já contava com um incentivo dentro de casa: a irmã mais velha, a ex-jogadora Ana Amorim, que também defendeu a Seleção de handebol.

A ida de Duda para o exterior coincidiu com o começo da trajetória dela na Seleção Brasileira. Com a camisa verde-amarela, que veste desde 2006, a armadora participou da principal conquista da história do handebol brasileiro: foi campeã mundial, em 2013. Pela Seleção, a catarinense ainda conquistou dois campeonatos pan-americanos, em 2007 e 2011.

One thought on “Brasileira faz história: Duda é tetracampeã da Liga dos Campeões

  1. Há pessoas que carregam o nome do Brasil com honra, onde quer que pisem. Hurrah, salve campeonissima Duda, como nunca se viu antes. Aliás, só se viu por ser ela do mesmo DNA e estirpe de Maurren Maggi, Hortência, Sheila do vôlei, Marta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *