MC-Soffia-dia-internacional-das-meninas
sofia Cais Cultura/Divulgação

Dia das Meninas: conheça as brasileiras da lista de mulheres inspiradoras da BBC

Publicado em Sem categoria

Celebrado pela primeira vez pelas Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional das Meninas tem o objetivo de comemorar os progressos na promoção dos direitos das meninas e mulheres. No esporte, área que o blog trata, infelizmente ainda podemos ver alguns preconceitos como a diferença nas condições de trabalho para homens e mulheres e em premiações.

Para comemorar e celebrar a data, o blog Elas no ataque resolveu listar e mostrar quem são as meninas e mulheres brasileiras que integram a lista das 100 mulheres inspiradoras e inovadoras eleitas pela rede britânica BBC, este ano.

As integrantes foram divididas em quatro grupos que defendem diferentes áreas. A ideia é abordar os direitos das mulheres e debater os problemas de cada tema. São eles:

– O ‘teto invisível’ que impede mulheres de ascenderem na profissão – #TeamLead
– Analfabetismo feminino – #Teamread
– Assédio nas ruas – #Teamgo
Sexismo no esporte – #Teamplay

O Brasil tem oito representantes na lista. A maioria delas é ligada ao mundo esportivo. Tem medalhista olímpica, cantora, diretora de ONG e jovens jogadoras de futebol. Veja quem são elas:

MC Soffia 
Rapper
13 anos
Apesar da pouca idade, Soffia (foto da capa) faz música sobre o empoderamento de jovens negras desde os 6 anos. Nascida e criada na periferia de São Paulo, a rapper mirim já se apresentou em grandes eventos. Ao lado da rapper Karol Conka, a garota cantou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpico do Rio-2016.

Beatriz Vaz e Silva (Bia Vaz)
Jogadora de futebol e treinadora
32 anos
Bia, como é conhecida, é ex-jogadora da Seleção Brasileira de futebol feminino. A meia já jogou também pelo Santos, Boston Breakers e Flamengo, onde foi campeã brasileira em 2016 e continua atuando.

Luiza joga e escreve sobre futebol |Facebook/Reprodução
Luiza joga e escreve sobre futebol |Facebook/Reprodução

Luiza Travassos 
Estudante e jogadora de futebol
13 anos
Desde pequena, Luiza joga futebol e sonha em ser jogadora profissional. Mesmo com a pouca idade, a garota já é repórter oficial do PSG Academy, escola oficial do clube Paris Saint-Germain no Brasil, escreve para a ESPN e tem um canal no youtube.

Maíra Liguori
Diretora de ONG
37 anos
Liguori comanda o Think Olga, uma ONG dedicada ao empoderamento feminino por meio de informação. A luta da ONG é colaborar para que as mulheres tenham mais escolhas, nunca menos.

Fernanda Nunes
Remadora olímpica
32 anos
Fernanda foi uma das representantes brasileiras do remo na Rio-2016. Ao lado de Vanessa Cozzi, ela disputou a categoria double skiff peso-leve. Ao lado de Vanessa, a remadora ganhou o prêmio de melhor atleta brasileira da modalidade em 2016, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ana Luiza Santos de Andrade
Estudante e jogadora de futebol
12 anos
Ana começou a jogar futebol aos quatro anos. O sonho, desde então, é a igualdade de gênero nos esportes.

Adriana é hexacampeã do circuito mundial | Silvio Avila/CBV
Adriana é hexacampeã do circuito mundial | Silvio Avila/CBV

Adriana Behar
Gerente-Geral de Planejamento e Relacionamento com as Confederações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)
48 anos
Após conquistar duas pratas olímpicas, em Sydney-2000 e Atenas-2004, a jogadora de vôlei de praia anunciou a aposentadoria das quadras em 2007. Desde 2011, Adriana trabalha no COB, onde atua como Gerente de Planejamento Esportivo.

Claudianny Drika
Treinadora de futebol
21 anos
Drika é treinadora de futebol na periferia do Rio de Janeiro. Ela se dedica a ensinar o esporte a crianças da favela da Rocinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*