vampiro 5 ed

Playtest da 5ª edição de Vampiro, A Máscara!

Publicado em RPG

Saudações a todos!

 

Hoje venho aqui apenas para divulgar aos aficionados como eu por RPG que no dia 15 de Junho de 2017 a White Wolf disponibilizou o 1º kit de playtest para a 5ª edição de Vampiro, A Máscara, mais conhecida como V5.

O material disponibilizado pela White Wolf vem todo em inglês e é acompanhado pelas regras e por um cenário especial para a realização do playtest. Vale lembrar que essa versão está longe de ser a final, e, por isso, o formato só se aplica ao cenário específico. Todo o material se encontra disponível no link:

https://whitewolf.box.com/v/v5prealphaplaytest

Junto com o material foi disponibilizado um link com o vídeo da apresentação do V5 na Convenção Oficial World of Darkness (WoD) da White Wolf em Berlin.

Quanto ao cenário, The Night After foi projetado especialmente para as regras que acompanham o playtest e fornece um indício dos eventos destrutivos e tumultuosos que se sucederam na sessão do Enlightenment in Blood (programa de Live Action Role Play (LARP) oficial do WoD) que ocorreu no mês de maio durante Convenção Oficial de WoD em Berlim deste ano. O cenário de playtest compreende a noite logo após o Enlightenment in Blood, mas nenhum conhecimento sobre esse LARP ou seus eventos é necessário para desfrutar desse playtest.

Existe também um link com uma pesquisa para os playtesters responderem após lerem as regras e jogarem o cenário. São questões objetivas, com um espaço para dar o seu feedback, o que é de extrema importância para o desenvolvimento do jogo e a contínua realização dos kits de playtest. Vale ressaltar que essa pesquisa ficará disponível até 1º de agosto de 2017. O link da pesquisa segue abaixo:

https://www.surveymonkey.com/r/v5prealphasurvey

Para quem não sabe, esta estratégia de apoio dos fãs para a nova versão da criação do RPG foi utilizada com muito sucesso pela Wizards of the Coast para D&D Next, que viria se tornar o D&D 5ª edição, lançado anos atrás.

Quanto ao material disponibilizado, alguns pontos são bem interessantes na nova proposta, como a transformação do que antes era atributo em especialização desse atributo. Na proposta atual, os atributos são três: Físico, Social e Mental, e cada jogador somente pode ter uma especialização para cada. Logo, o personagem pode ter como especialização do Físico a força ou a destreza.

Outra ideia que me chamou a atenção é a nova representação da Fome. Segundo essa peculiaridade, um vampiro sempre está com fome e essa é parte da eterna luta dele com sua humanidade. A fome, sede de sangue, é constante, não há como escapar dela. E esse ponto sempre foi a essência de o que é o Vampiro: a Máscara.

Agora, existe um pool de dados referente à Fome: quanto mais você usar seus atributos vampirescos para se curar ou realizar outra ação, mais seu pool de Fome aumentará, podendo chegar no máximo a um total de 5, quando a situação começa a complicar. Mas vou deixar para você ler e tirar suas conclusões.

Vampiro: a Máscara foi um RPG que me marcou em minha jornada RPGística. Tive mestres excepcionais e depois, durante alguns anos participei, do projeto Brasil By Night, em que fui um dos diretores da regional de Natal-RN. A participação no projeto me levou a conhecer muita gente bacana de outras cidades através das Lives, e alguns participantes acabaram, inclusive, se tornando grandes amigos meus até hoje.

Espero que, assim como eu, você aproveite essa oportunidade que nos está sendo dada e aguarde ansioso os próximos passos que a White Wolf dará no desenvolvimento do V5.

No mais..

804206762_1264

 

“So Long and thanks for all the fish!”

Mallien

@malliens