MERCADANTE LEVA A CULPA

Publicado em Sem categoria

Sobrou para Mercadante

Na reunião da bancada do PT ontem no Senado, foi diagnosticada uma disputa de poder dentro do Planalto, que tem como principal personagem o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A avaliação é a de que, apesar das dificuldades que o governo enfrenta, ele evita que outros políticos se aproximem de Dilma Rousseff no intuito de reinar absoluto. 

Basta chegar algum político no Planalto para conversar com a chefe que Mercadante aparece. Na presença dele, quem deseja dar o verdadeiro tom da crise apenas à presidente se recolhe. Nesse clima, ninguém vai a lugar algum. Agora, os senadores do PT vão buscar conversas reservadas com a presidente, sem a participação 

do ministro.

PSDB 1 x 0 PT

Os dois partidos queriam usar o depoimento de Pedro Barusco na CPI com o objetivo de jogar o petrolão um no colo do outro. Diante das declarações do ex-gerente da Petrobras sobre João Vaccari Neto, o PSDB levou a melhor. A convocação do tesoureiro petista para uma acareação com Barusco e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, é questão de tempo.

Cunha, a vacina

A data do depoimento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na CPI da Petrobras foi “milimetricamente” calculada de forma a ocorrer às vésperas da manifestação de 15 de março. Os aliados dele acreditam que se o presidente da Câmara for bem no depoimento, pode colocar o slogan “Fora, Eduardo” em segundo plano, ofuscado pelo “Fora, Dilma” e “Fora, Renan”.

Lula & Dilma

Em 2005, o então presidente Lula escapou de um desgaste maior contando com as ruas. Dilma, ao que tudo indica, não terá a mesma sorte por causa da crise econômica, em especial, o aumento de tarifas. Lula a aconselhou a rapidamente separar as estações petrolão e economia. Se continuar embolado como está, não terá conversa que dê jeito.

Por falar em ruas…

Dilma foi alertada pelos líderes que a manifestação de domingo promete lotar as ruas das principais capitais do país. Ciente dessa avaliação, Lula recomendou à presidente ouvir mais os aliados e refrigerar a coordenação política palaciana.

Dilma e os argumentos

A presidente aproveitou a reunião de líderes para se defender da história de que teria interferido na elaboração da lista do procurador-geral, Rodrigo Janot: “Como é que eu colocaria a Gleisi (Hoffmann) numa lista se ela foi minha ministra (da Casa Civil)?”, questionou Dilma.

Janela da negociação

O recuo do governo ao aceitar os 6,5% de correção da tabela do Imposto de Renda, ainda que escalonada, é visto como o primeiro passo para tentar amainar o clima beligerante na política. A conferir.

CURTIDAS    

Se André dançou…/ Primeira vítima da Lava-Jato no Congresso, o ex-deputado André Vargas, ex-PT-PR, o único a ter o mandato cassado, não figura entre aqueles que foram alvos de inquérito. Ontem, um petista lembrava: “Bem que ele dizia que era apenas o deputado da carona no jatinho. Imaginem agora o que não vai ocorrer com os demais”.

Temer e os gatos/ Um dos gatos pretos que vivem nas imediações do Planalto passou bem na frente de Michel Temer dia desses. Na hora, o vice-presidente parou. “Um gato preto”, disse, com o semblante preocupado diante do mau presságio. Na hora, a pessoa que estava com ele respondeu: “Fique tranquilo: quando passa da direita para a esquerda, é sinal de sorte”. O peemedebista soltou um: “Ufa, que bom”.

Maçonaria em campo/ A Loja Maçônica Santa Catarina convocou a “família maçônica” a participar da manifestação de 15 de março. “Combatemos a corrupção, a impunidade, defendemos a ética na política e a moralidade no trato da coisa pública”, diz o texto. Em momento algum, cita o afastamento da presidente Dilma ou a palavra impeachment.Enquanto isso, na CPI…/ O deputado Efraim Filho (DEM-PB) e o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), se elogiavam dizendo que os paraibanos não têm medo do trabalho, quando, de repente, o petista baiano Afonso Florence (foto) interveio: “Nós também não”. Motta, com a verve que lhe é peculiar, comentou: “E quem está dizendo o contrário? O partido não é ‘dos Trabalhadores?’”, ironizou. Florence estrilou: “Que o presidente não volte mais com essas pilhérias!”.