Ibaneis
Ibaneis Foto: Vinicius Cardoso Vieira/Esp. CB/D.A Press Ibaneis

“Ibaneis é um dos grandes quadros que temos hoje”, diz Baleia Rossi sobre candidatos à Presidência

Publicado em MDB

O presidente do MDB, Baleia Rossi, ainda não começou a testar seus potenciais candidatos a presidente da República, mas numa conversa com o blog, é direto ao colocar o nome do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, como um nome que pode esta no topo da lista para essa disputa no futuro próximo. “O MDB sempre quis ter candidato próprio, tanto é que tivemos o Henrique Meirelles (em 2018). Não dá para fazer futurologia, mas temos bons nomes. E o Ibaneis está se destacando”, diz o deputado ao blog. Além de presidir o partido, Baleia Rossi lidera a bancada na Câmara, e tem conversado com muitos deputados a respeito dos acontecimentos do país nos últimos tempos.

As atitudes do governador no último final de semana demonstraram para muitos que Ibaneis passou a marcar uma distância regulamentar do presidente Jair Bolsonaro. Em 48 horas, Ibaneis desmantelou o acampamento dos 300 em frente ao Congresso, demitiu o subcomandante da PM, Sérgio Souza, por causa das manifestações contra o STF na noite de sábado. De quebra, ainda multou o ministro da Educação, Abraham Weintraub por participar da manifestação de Domingo sem máscara de proteção.

O presidente do MDB gostou. “Ele fez o certo. Não dá para aceita ato antidemocrático. E além de governador, Ibaneis é advogado e um grande jurista, que zela pela Constituição”, avalia Baleia Rossi.

Além de Ibaneis, o MDB também acompanha de perto o secretário de Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, presidenciável do MDB em 2018. Hoje, são os dois nomes mais citados nas rodas do partido. Com tanto terreno pela frente e com as incertezas sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro será natural que os partidos comecem colocar seus personagens na roda. Outros nomes certamente virão se juntar à dupla emedebista.