Delcídio muda o futuro de todos

Publicado em Sem categoria

A Lava Jato, que a cada dia nos traz uma surpresa, agora fez cruzar destinos. Com a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) todos se entrelaçaram. Vejamos Eduardo Cunha. O presidente da Câmara, como você lerá daqui a pouco na coluna Brasília-DF publicada na edição impressa do Correio Braziliense, vai aproveitar a prisão de Delcídio para jogar o impeachment de Dilma na roda e dar ao cidadão comum a impressão de que a prisão do líder do governo tem ligação com o pedido. Não tem. O pedido de impeachment está relacionado a peladadas fiscais, ou seja, uso de recursos de banco público para pagamento das contas do governo. Eduardo Cunha fará isso para ver se, no meio de tanta confusão, consegue sair de fininho.
Para completar, a turma do Planalto anda tensa com o que Delcídio poderá dizer. Se começar a se sentir abandonado, e ele está se sentindo assim, diante do resultado de ontem no plenário, há quem diga que o senador não hesitará em falar sobre outros senadores enroscados e quem mais chegar. E os personagens em questão não se restringem ao PT. Os peemedebistas também estão bastante preocupados. E quem se preocupa sabe os motivos que tem.

Toda essa novela está apenas começando. Da mesma forma que Eduardo Cunha agora responde pelas contasna Suíça perante o Conselho de Ética, Delcídio será levado ao Conselho do Senado a partir da semana que vem para explicar o que disse nas gravações e os crimes que cometeu naqueles diálogos registrados pelo filho de Nestor Cerveró. Não será fácil ver ali seus amigos do passado interessados na rápida condenação do senador para tirar o caso Delcídio da arena política. Há quem aposte que a vingança de Delcídio virá na forma de uma delação premiada, a única forma de conseguir a liberdade. E aí, muitos terão um só destino.
Não é à toa que Dilma Rousseff está numsilêncio ensurdecedor. Ela sabe do efeito Delcídio sobre seu governo e os desdobramentos que isso pode ter. Os fatos criaram perna e agora andam sozinhos, sem controle. Se servr para limpar um pouco a nossa política, leitor, o contribuinte que rala e paga impostos só tem a agradecer.