23845711_10210887295233722_2497728788130350540_o

A DOAÇÃO DO TEMPO EM TEMPOS DE AMARGURA

Publicado em Sem categoria

Uma brasileira é uma das três finalistas do IV Concurso Publicação Solidária, da Fundação Universitária Iberoamericana.

Natalí de Oliveira Alencar escreveu sobre o Centro de Valorização da Vida – CVV, entidade que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip, 24 horas, todos os dias.

Se Natalí ganhar o concurso, o prêmio será entregue diretamente ao CVV.

A votação vai até 16 de janeiro às 23h59 (horário da Espanha). Para votar, CLIQUE AQUI, aperte o botão ME GUSTA, ao lado da bandeira do Brasil, o CURTIRCONFIRMAR e novamente o CURTIR.

 

A DOAÇÃO DO TEMPO EM TEMPOS DE AMARGURA
Por: Natalí Alencar

Você trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos, do marido, da esposa…a vida vai passando e só se cumprem tarefas diariamente, seguindo a cartilha da humanidade. Enquanto isso, pessoas sofrem caladas, talvez você até seja uma delas. Sentimentos guardados, pesando, angustiando e te ferindo aos poucos todos os dias.

E quem poderá lhe dar um ‘ouvido amigo’, a quem recorrer? Quem poderia escutar sem julgamentos, sem aconselhamentos, sem infantilizar o próximo, esgotando toda a sua capacidade de agir e decidir sobre a própria vida? Como retomar as rédeas da sua vida, encontrar na sua essência motivos para voltar a sorrir? É, não há ninguém que possa lhe ouvir…opa, na verdade, não havia, ou talvez você não tenha conhecimento…

O CVV (Centro de Valorização da Vida – cvv.org.br) é uma ONG de apoio emocional que trabalha para prevenir o suicídio no Brasil, desde 1962. São mais de 2 mil voluntários prontos para lhe ouvir e conversar. É possível entrar em contato pela internet, por telefone, e-mail e até pessoalmente. Em tempos de amargura, de egoísmo, onde talvez muitos corram com suas vidas para canto algum, há voluntários disponíveis para conversar.

Mais que isso, há tempo para evitar que a vida de alguém acabe, há tempo para olhar para o próximo e tentar treinar em nós a capacidade de escutar, de nos ouvir, sem julgamentos, sem cobranças, apenas ter esse tal de tempo e quem sabe ele se multiplique em tempo para recomeçar, para amar, para sorrir, para prestar atenção aos mínimos detalhes a sua volta, para valorizar esse bem tão precioso, que é a vida.

Segundo dados do CVV, 32 pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência de suicídios e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados.

Além disso, os meios de comunicação parecem não caminhar pro-ativamente no sentido da prevenção, já que o tema é abordado apenas em situações de modo a ser transformado em espetáculo. Vale refletir sobre como quebrar tabus, acabar com esse silêncio e conversar sobre o tema com familiares e amigos.

Doe seu tempo a você, aos seus sentimentos, faça a experiência de falar e refletir sobre si, doe seu tempo ao próximo que precisa, divulgando o trabalho do CVV. Muitas vidas podem ser salvas, inclusive a sua. Quem sabe você também não contribui até mesmo como voluntário?

Esse artigo faz parte da 4ª edição do Concurso Publicação Solidária (https://www.estudarnafuniber.com/bases-funiconcurso-publicacao-solidaria-4).

Pessoal, Natalí venceu o concurso e o prêmio é do nosso CVV. Quero agradecer a todos que votaram ou compartilharam, e parabenizar as outras finalistas, Juliana Patricia Marín Marín, da Colômbia, que concorreu com o trabalho “No somos estadísticas, somos historias”, e Ana Elisa Martínez, da Guatemala, com “La vida puede ser bella”. Pela iniciativa, todas são vitoriosas. É assim que se constrói um mundo melhor!

5 thoughts on “A DOAÇÃO DO TEMPO EM TEMPOS DE AMARGURA

  1. É louvável e excelente o trabalho dos voluntários do CVV – Centro de Valorização da Vida. A mídia em geral deveria mostrar para a população tomar conhecimento e, no caso de alguém em desespero, ligar para conversar com um voluntário do CVV.

  2. remetido via WhatsApp pelo leitor PE: Muito interessante o trabalho!! O suicídio traz muitas marcas pra família. Conheço casos de suicídio jamais pensado de acontecer, pois não aparentava que existia problema ou tal intenção!! Outros casos aconteceram por vulnerabilidade emocional e falta de tratamento!!

  3. Gratidão por apoiar Natali…com ajuda chegaremos aos que sofrem sem ter com quem conversar! Nada como alguém que faz essa escuta amorosa para falar do trabalho!!! Vamos em frente Natali!!!!
    Abraços gratos prá você Maraci!!!!

    1. Oi, Myrian. Não há motivo para agradecer. Eu não conheço Natalí pessoalmente, tomei conhecimento do concurso e tive a iniciativa de divulgar no Blog porque ela fez uma ótima escolha quando optou pelo CVV. A causa é justa e nobre!

      1. Duplamente grata Maraci…de fato nosso trabalho é maravilhoso, gratificante e a causa necessária em tempos de solidão e abandono…conheço Natali, trabalho com ela no voluntariado e o que ela escreve é o que vivemos …é uma voluntária muito comprometida,deixou o coração falar no texto!
        Abraços e sucesso para você!
        Obrigada novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*