Papuda - Operação Prólogo
Papuda - Operação Prólogo Papuda - Operação Prólogo

Polícia Civil entra na Papuda para desarticular facções criminosas

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

A Polícia Civil do DF deflagra nesta manhã (24/04) a  Operação Prólogo no Complexo Penitenciário da Papuda para desarticular a formação de facções criminosas que atuam no sistema penitenciário do Distrito Federal.

A equipe de policiais da Coordenação de Combate ao Crime Organizado, ao Crime contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (CECOR) realiza buscas e apreensões nas celas, blocos e alas do Centro de Detenção Provisória (CDP), do Centro de Internação e Reeducação (CIR) e das Penitenciárias I e II em que há suspeitos de participar de organizações criminosas que agem de forma estruturada para praticar novos crimes coordenados de dentro da Papuda.

Mesmo já encarcerados, 13 detentos tiveram a prisão preventiva decretada o que os impede de obter benefícios de progressão do regime ou saídas enquanto a medida estiver em vigor. Os policiais civis também vão apreender drogas, armas, celulares, tablets ou outros dispositivos eletrônicos que porventura estejam sob a  posse dos presidiários e que permitam a comunicação com o mundo exterior.

As medidas foram autorizadas pela 4ª Vara Criminal de Brasília. A investigação teve início com a apreensão de cadernetas em que os presos anotavam os nomes, apelidos no mundo do crime e a função nas organizações criminosas. Com isso, foi possível fazer o mapeamento inicial de quem participa dessas facções.