MDB/DF
MDB/DF Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF MDB/DF

Na queda de braço com Filippelli, Jucá dá primeira vitória a Ibaneis

Publicado em CB.Poder
ANA MARIA CAMPOS

Na disputa pelo comando do MDB/DF, o atual presidente, Tadeu Filippelli, teve hoje (29/04) a sua primeira derrota. O presidente nacional do partido, Romero Jucá, atendendo pedido do governador Ibaneis Rocha e do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, suspendeu a convenção regional da legenda que deveria ocorrer na próxima segunda-feira (06/05). Esse é o primeiro passo para a dissolução do diretório do MDB/DF, para que um novo grupo assuma o poder.

 

Na decisão, Jucá ressalta que a medida é uma solução cautelar para que seja possível chegar a um acordo que contemple as partes envolvidas. “Destaco que se trata de decisão meramente acautelatória e que tem como objetivo zelar pela sobrevivência do partido e, principalmente, buscar por um consenso interno, evitando, inclusive, se for o caso, o processamento do pedido de dissolução do MDB/DF”, registrou Jucá.

 

O processo será agora distribuído para análise da executiva nacional do MDB, onde será designado um relator. Ao pedir a intervenção no partido, Ibaneis e Prudente sustentam que o partido perdeu projeção e capilaridade no Distrito Federal e precisa de renovação. Jucá concordou com a análise: “É notório que o MDB perdeu espaço no Distrito Federal. Os candidatos escolhidos pela atual direção para receber recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha não tiveram bom desempenho eleitoral, sendo certo que as eleições do governador e do presidente da Câmara independeram da atuação da direção atual do MDB/DF, em especial porque foram financiadas com recursos próprios”.

 

Para Jucá, que não se reelegeu senador, a política “tem passado por um processo de reflexão”. E acrescentou: “Essa oxigenação, com o ingresso de novos filiados e de outsiders da política  é salutar e imprescindível para a renovação dos partidos”.

 

Ibaneis pretende buscar o acordo com Filippelli para evitar uma decisão drástica. Os dois devem se encontrar hoje para tratar do assunto. O governador vai propor que Rafael Prudente assuma a Presidência do MDB/DF e Ericka Filippelli, secretária da Mulher do GDF e nora de Filippelli, seja a vice-presidente. “Um acordo ajuda para que possamos caminhar unidos”, disse Ibaneis.