Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha pode trocar o MDB pelo DEM

Publicado em CB.Poder

Colunas Eixo Capital/ Por Ana Maria Campos

Nas conversas em Lisboa, políticos comentam sobre a possibilidade de o governador Ibaneis Rocha trocar o MDB pelo DEM, ou, pelo menos, assumir o controle no Distrito Federal da legenda, presidida pelo ex-deputado Alberto Fraga. Os dois são inimigos desde a campanha. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), é um dos presentes do seminário do IDP em Portugal. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), também estava confirmado. Mas não embarcou. O assunto bombou. Ibaneis criou resistências no MDB depois de pedir o afastamento de políticos enrolados, como Eduardo Cunha e Geddel Vieira Lima, mas tem afinidade com o ex-presidente Michel Temer.

Unanimidade é difícil

Para chegar ao DEM, Ibaneis tem de resolver alguns obstáculos. Ele tem uma ótima relação com Rodrigo Maia (DEM/RJ), mas precisa desatar os nós com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), com quem não tem uma grande amizade.

Ou no PDT…

Outra possibilidade apontada entre políticos é de que Ibaneis migre para o PDT. Ele tem recebido elogios públicos do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e quase se aliou à legenda na campanha. Hoje tem em sua equipe um representante do partido: Léo Bijos, da Secretaria de Juventude.