Cassação UTIGate Crédito: Marcelo Ferreira

Entidades pedem cassação do mandato dos deputados envolvidos em escândalo

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

Membros da União dos Auditores Federais de Controle Externo do Tribunal de Contas da União  (Auditar),  do Observatório Social de Brasília e do Instituto de Fiscalização e Controle protocolaram, na manhã desta quinta-feira (25/8), pedidos de cassação contra os parlamentares envolvidos no suposto esquema de liberação de recursos para UTIs mediante a cobrança de propina de empresários do setor.

 

Os alvos são os integrantes da mesa diretora, temporariamente afastados pela Justiça: Celina Leão  (PPS);  Raimundo Ribeiro (PPS); Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR); além do deputado e participante da CPI da Saúde, Cristiano Araújo (PSD).

 

O presidente da Auditar, Paulo Martins, explicou que o pedido de abertura de processos abarca acusações de prática de corrupção, prática de empreguismo e falsidade em documentos. Destacou, ainda, que devido à gravidade das informações divulgadas para a sociedade, é necessária uma apuração. “As evidências de prática de crime e ferimento do Código de Ética são fortes”, defendeu.