Onibus eletrico

Brasília terá mais quatro ônibus elétricos de linha no primeiro semestre

Publicado em desenvolvimento sustentável, meio ambiente, Sem categoria

 

Dois ônibus totalmente elétricos circulam por Brasília desde 2018. Cada um deles reduz a emissão do gás de efeito estufa dióxido de carbono (CO2, mais conhecido como gás carbônico) em 46,8 tonelada por ano (ton/ano), o equivalente ao plantio de 343 árvores.

Os ônibus elétricos são da empresa de transporte urbano Piracicabana. E a previsão da companhia é adquirir mais quatro veículos ainda no primeiro semestre do ano. Com as seis unidades, a redução de emissão de CO2 será de 280,8 ton/ano.

O primeiro ônibus elétrico começou a trafegar em julho de 2018, fazendo o trajeto rodoviária do Plano Piloto/Esplanada dos Ministérios (linha 109). O segundo entrou em operação um mês depois, em agosto, indo da rodoviária do Plano até a Universidade de Brasília (UnB), linha 110.

Além de ambientalmente corretos, os ônibus elétricos são silenciosos, têm ar-condicionado e piso baixo, portanto oferecem mais conforto aos passageiros do que os ônibus convencionais. São recarregados na tomada por meio de um carregador específico, desenvolvido pelo fabricante do veículo. Com quatro horas de recarga, consegue rodar cerca de 250 quilômetros.

Os motoristas que dirigem os elétricos recebem treinamento especial para a exercer o trabalho. É possível ver, no trânsito de Brasília, ônibus elétricos especiais circulando para esse fim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*