Zeina Latif é nomeada para chefiar Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

Compartilhe

ROSANA HESSEL

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), convidou a economista Zeina Latif como secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, que aceitou o convite e deve assumir o cargo logo após um breve período de férias.

A nomeação de Zeina Latif foi anunciada, na manhã desta quinta-feira (28/4), pelo governo paulista. ” Com a indicação, Rodrigo reforça a opção por uma equipe moderna e técnica para unir metas econômicas liberais e responsabilidade social na condução da gestão pública”, informou o comunicado que destacou que aos 54 anos, Zeina é doutora em economia pela USP e “uma das consultoras econômicas mais influentes e respeitadas do Brasil”.

“O governador é muito objetivo e sabe do tamanho do seu desafio. E a Secretaria tem uma equipe preparada. Isso ajudou muito na decisão”, afirmou a ex-economista-chefe da XP Investimentos ao Blog. Ela disse que não há uma data para ela assumir o cargo no governo de Garcia, que pretende disputar a reeleição em outubro, pois pretende tirar férias de quase duas semanas. Recentemente, ela lançou o livro “Nós do Brasil, nossa herança, nossas escolhas”, pela editora Record, que trata dos vários nós que precisam ser desatados para a economia brasileira decolar.

Zeina Latif contou ainda que continuará o comitê econômico da pré-campanha presidencial de João Doria (PSDB), ao lado das economistas Ana Carla Abrão e Vanessa Canado. O grupo é coordenado pelo ex-secretário de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo Henrique Meirelles.

Além de Zeina, o governador Rodrigo Garcia havia anunciado Felipe Salto (Fazenda e Planejamento) e Laura Muller Machado (Desenvolvimento Social) para o secretariado paulista. “Todos exerciam funções destacadas na iniciativa privada e têm em comum a defesa da austeridade nas contas públicas para qualificar a atuação do Estado em políticas e programas de transformação social”, ressaltou o documento.

De acordo com a nota, a indicação de Zeina também consolida a presença de lideranças femininas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico ao longo da atual gestão estadual. “O governador agradeceu à secretária executiva Marina Bragante pelo trabalho no comando interino da pasta ao longo deste mês e também lembrou a atuação destacada de Patricia Ellen como titular do cargo de janeiro de 2019 a março de 2022”, completou o comunicado.

Vicente Nunes