ROSANA HESSEL
Assim como o indicador de atividade do Banco Central, IBC-Br, os dados da Serasa Experian mostram que as vendas no Dia das Crianças foram pior do que o esperado. Conforme o Indicador de Atividade do Comércio, divulgado nesta quinta-feira (15/10) pena entidade, o comércio na semana do feriado de Dia das Crianças apresentou queda de 8,8% nas vendas do varejo brasileiro durante a semana de 05 a 11 de outubro, na comparação com o mesmo período de 2019, quando houve aumento de 1,7%.
Essa é a maior baixa desde 2006, período de início da série histórica do índice, segundo a Serasa. O tombo supera a queda recorde de 2016, de 8,1%.
O dado da Serasa foi pior do que a expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que previa queda de 4,8% em relação ao mesmo período de 2019. O Dia das Crianças é a terceira data mais importante do calendário do varejo nacional, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
A queda do comércio no Dia das Crianças foi menor do que a baixa registrada no Dia dos Pais, de 10,6%, última data comemorativa analisada pelo indicador, informou a Serasa. Quando considerado apenas o fim de semana (de 09/10 a 11/10) o tombo foi de 7,7%. Apenas na de São Paulo a queda nas vendas foi de 7,3% na semana e de 6,8% no sábado e no domingo.
Veja abaixo o histórico do desempenho das vendas, conforme os dados da Serasa.