Em visita à sede do eBay, na California, Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), discutiu iniciativas para aumentar a participação de pequenas e médias empresas no mercado internacional. Dados do eBay indicam que, ao usar a plataforma eletrônica, as pequenas e médias empresas exportam com muito mais facilidade e crescem mais rápido que suas congêneres off-line.
Os números relativos ao Brasil confirmam isso. Entre 2010 e 2014, 100% das empresas brasileiras no eBay com vendas superiores a US$ 10 mil por ano fizeram ao menos uma venda internacional. Além disso, 88% delas exportaram para pelo menos 10 destinos diferentes. A realidade de quem está fora do mundo virtual é bem diferente.
Em Genebra, os membros da Organização Mundial do Comércio discutem como fazer para que o comercio eletrônico ajude as empresas de pequeno porte a se internacionalizarem. Os números mostram que o comércio internacional pode fazer a diferença para muitas PMEs. No Brasil, a Apex, sob novo comando, e o Sebrae estão interessados nesta agenda.
Brasília, 15h10min