Sem caixa, Invepar atrasa obras da BR-040

Compartilhe

» As obras de duplicação da BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, estão completamente atrasadas. Responsável pelo empreendimento, a Invepar, cujos sócios são a encrencada OAS e os fundos de pensão dos empregados do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef), está sem caixa para tocar o empreendimento.

Caixa vazio

» A Invepar diz que cumpriu, além do previsto em contrato, a primeira etapa das obras da BR-040, ao duplicar 73 km que ligam João Pinheiro (MG) e Luziânia (GO). A continuidade do empreendimento, porém, depende de licenças ambientais e de condições de financiamento. O empréstimo de quase R$ 1 bilhão prometido pelo BNDES em 2014 ainda não saiu.

Saída das arábias

» Como os fundos de pensão não querem mais enfiar dinheiro na Invepar, que está superendividada, a saída da empresa passa por um possível aporte do fundo árabe Munbadala — essa operação, contudo, está emperrada — e pela venda de parte das concessões que detém, entre elas, a Linha Amarela, no Rio de Janeiro.

Brasília, 09h30min

Vicente Nunes