FERNANDO THOMPSON, de Portugal
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai atuar internacionalmente. A instituição, voltada para promover a competitividade de micro e pequenas empresas, abriu um escritório em Lisboa na última quarta-feira (3), de onde pretende desenvolver ações que permitam empresas brasileiras — com faturamento de até R$ 4,8 milhões — exportar produtos e serviços para a Europa.
A comunidade brasileira é a maior em Portugal, representando 15% de toda a população de imigrantes. Atualmente, de acordo com a Fundação Dom Cabral, há 24 empresas multinacionais brasileiras operando em terras lusitanas. De acordo com o governo federal, o montante de investimentos brasileiros em Portugal é da ordem de 3,2 bilhões de euros (R$ 16,6 bilhões), do mesmo modo, investimentos de Portugal no Brasil somam 3,1 bilhões de euros (R$ 16,1 bilhões).
Em conversa com o Blog, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, antecipou que, para abrir as portas do velho continente a milhões de empresas brasileiras, o caminho será apostar no digital, mais especificamente no “market place”, que são plataformas de e-commerce.
Para isso, o Sebrae já assinou convênios com as maiores empresas do setor que atuam no Brasil: Amazon, Magazine Luiza, B2W, Mercado Livre. E já começaram as negociações com a gigante digital chinesa Alibaba.
Segundo Melles, a atuação em Portugal tem como objetivo aumentar o número de MPEs internacionalizadas e fomentar a integração dessas firmas ao mercado mundial mediante engajamento em novas modalidades de internacionalização, seja pelo aproveitamento de oportunidades associadas ao mercado doméstico.
Também se buscará consolidar a articulação institucional internacional do Sebrae com parceiros estratégicos. A partir da experiência das diversas ações do sistema no exterior, baseando em informações econômicas oficiais, o destino Portugal tornou-se relevante para o primeiro passo para este movimento de internacionalização.