Lula foi convidado para passar por Portugal pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Souza, e pelo primeiro-ministro, António Costa. Os dois disseram estar com saudades do petista e do Brasil. O ok de Lula deve ser dado ao longo desta semana.
A ordem dentro do governo português é para que Lula seja recebido com todas as honras. O objetivo é demonstrar que as relações políticas entre o Brasil e Portugal estão retomadas.
Durante o governo de Jair Bolsonaro, os dois países se distanciaram muito. Bolsonaro foi o primeiro presidente eleito a não visitar Portugal desde a redemocratização do Brasil.
Além disso, o quase ex-presidente brasileiro destratou o presidente de Portugal por duas vezes, irritando a diplomacia portuguesa e a população.
Primeiro, quando cancelou um almoço com Rebelo de Souza, porque este teria um encontro com Lula no Brasil. Segundo, durante as comemorações do Sete de Setembro, quando colocou o velho da Havan entre ele e o líder português.
Bolsonaro chegou a ser chamado de cafajeste na televisão portuguesa por alguns comentaristas de política. Acharam o comportamento do presidente brasileiro inapropriado para um chefe de Estado.
Agora, com Lula eleito para governar o Brasil nos próximos quatro anos, Portugal espera que as relações entre as duas nações sejam de cordialidade e de cooperação, sobretudo nas questões climáticas.