A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto está convocando todos os ministros a gravarem depoimento para a “nova TV do governo”, que terá uma programação “toda nova e totalmente voltada para o povo brasileiro”.
Para isso, os ministros devem gravar depoimentos até, no máximo, terça-feira, 12 de fevereiro. A estrutura da EBC, segundo comunicado enviado pela Secom, “irá até o gabinete do ministro ou até onde seja mais conveniente para gravar com ele”.
Todos os chefes de gabinete e de assessorias de imprensa da Esplanada foram acionados. A ordem é não deixar falhas, pois se deve manter a unidade dentro do governo. É questão de imagem.
As mudanças na tevê pública vêm sendo discutidas desde a campanha de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Chegou-se, inclusive, a cogitar o fechamento da EBC, o que, se concluiu, depois, não ser a melhor saída. Mas muitos postos de comando da empresa foram mudados, assim como na NBR.
Veja o que diz o comunicado expedido pelo Planalto:
“Às Chefias de Gabinete dos Ministros de Estado e Chefes de Assessorias de Comunicação Social
Senhores (as) Chefes de Gabinete e Assessores de Comunicação Social
Informamos que o Governo Federal irá inaugurar uma nova TV pública com um objetivo mais voltado para o cidadão. A nova TV do governo terá uma programação toda nova e totalmente voltada para o povo brasileiro.
E, para que possamos inaugurá-la com a presença dos nossos governantes, convidamos os ministros de estado a prestarem seus depoimentos de boas-vindas à nova TV do Governo Federal.
Para tanto, solicitamos sua atenção no sentido de agendar com os respectivos ministros de estado para esta semana ou, para, no máximo, até a próxima terça-feira.
A equipe da EBC irá até o gabinete do ministro ou até onde seja mais conveniente para gravar com ele – pode ser em Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.
Solicitamos dar retorno com a data, horário e local de agendamento para a filmagem para o e-mail articulacao.secom@presidencia.gov.br.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.”
Brasília, 13h41min