A estatal tomou tal decisão, que surpreendeu o mercado, diante da forte baixa das cotações do petróleo no mercado internacional neste ano: 23%. Esse tombo foi bem maior do que a alta acumulada pelo dólar, de 12,5%.
Os dois indicadores servem de parâmetro para a formação dos preços dos combustíveis. No entender da Petrobras, mesmo com as incertezas atuais, há razões para favorecer os consumidores. Em Brasília, vários postos cortaram o valor nas bombas em R$ 0,10 nos últimos dois dias.
Diesel
A estatal também anunciou a redução dos preços do diesel, em 5%. Essa medida alegra o Palácio do Planalto, pois acalma os ânimos de caminhoneiros, que andam inquietos com a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional o tabelamento dos fretes.
Desde o início de 2020, a Petrobras mexeu cinco vezes nos preços da gasolina, sendo que, em quatro, os valores diminuíram nas refinarias e, em um, houve aumento, de 3%, às vésperas do carnaval. No Distrito Federal, a grande maioria dos postos não repassou esse aumento para as bombas porque os estoques estão elevados.
Brasília, 18h17min