Nova greve da TAP trará transtornos para milhares de brasileiros

Publicado em Economia

A empresa portuguesa TAP, responsável pela principal rota de ligação aérea entre o Brasil e a Europa, está avisando a todos os clientes que 1.316 voos serão suspensos entre 25 e 31 de janeiro. Motivo: mais uma greve de funcionários, que cobram melhores condições de trabalho. No total, 156 mil passageiros serão afetados, boa parte deles, brasileiros.

 

A TAP têm 13 voos saindo do Brasil de 11 aeroportos. O país é o maior mercado da empresa fora de Portugal. A companhia afirma que está montando um plano de contingência para minimizar os problemas, mas pouco poderá ser feito para facilitar a vida dos viajantes. A recomendação é para aqueles que podem mudar as datas dos voos que o façam imediatamente.

 

Desde meados do ano passado, os funcionários da TAP vêm fazendo paradas pontuais, de forma a forçar a empresa a aceitar suas reivindicações, que passam pelo aumento de salários e por mais benefícios. A cobrança dos empregados coincide com o péssimo momento na imagem da companhia, que está no meio de uma crise política, que derrubou três integrantes do governo português.

 

Também está em andamento mais um processo de privatização da TAP, que chegou a ser controlada pela brasileira Azul. A perspectiva é de que a empresa, avaliada em cerca de 900 milhões de euros, seja vendida integralmente ou parcialmente ainda neste ano. Todas as apostas são de que a companhia portuguesa será arrematada pela Air France-KLM, uma vez que a Lufthansa, outra possível interessada, está focada na aquisição da italiana ITA.

 

Pelos cálculos da TAP, as perdas com a nova greve de funcionários estão estimadas em 48 milhões de euros. Outros 20 milhões de euros deixarão de ser arrecadados com vendas não realizadas. O governo português garante, porém, que, do ponto de vista financeiro, a companhia aérea vive um ótimo momento. Nos primeiros nove meses de 2022, a TAP teve lucro operacional de 145 milhões de euros.

 

Os brasileiros que compraram passagens da empresa para Portugal ou outros países da Europa devem se preparar para muitos transtornos. Mesmo em tempos de normalidade, a TAP tem deixado a desejar no atendimento ao público, com perdas constantes de bagagens, falta de pessoal em terra para dar assistência aos viajantes e cobranças excessivas para remarcações de bilhetes.