Modalmais/Futura: Bolsonaro lidera nas pesquisas em São Paulo

Compartilhe

ROSANA HESSEL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pesquisa espontânea de intenção de voto no estado de São Paulo, em um eventual primeiro turno, com 39,3% da preferência contra 34,7%, conforme dados da pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta terça-feira (16/8).

A diferença entre ambos, de 4,6 pontos percentuais, é superior à fatia registrada pelo terceiro colocado, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), de 3,8%. A senadora Simone Tebet (MDB), obteve 3% da preferência. Os demais candidatos não registraram 1% das menções. Brancos e nulos corresponderam a 6,1%.

A pesquisa, realizada pela Futura Inteligência para o banco digital Modalmais, contemplou 1.000 entrevistas por telefone assistidas por computador entre os dias 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na enquete estimulada para o primeiro turno, Bolsonaro lidera a preferência dos paulistanos se as eleições fossem hoje, com 39,7% das intenções de voto, dado 3,9 pontos percentuais de vantagem sobre Lula, em segundo lugar, com 35,8% da preferência. Ciro, em terceiro lugar, teve 7,6% dos votos e Tebet, com 4,2%. Brancos e nulos somaram 5,5%.

No segundo cenário, apenas com os quatro candidatos, Bolsonaro teve 40,9% das intenções de votos e Lula, 34,8%. Na sequência, Ciro teve 9,9% e Tebet, 6,4%. Brancos e nulos, 5,2%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, houve empate técnico entre ambos no maior colégio eleitoral. O atual chefe do Executivo recebeu 44,2% da preferência e Lula, 42,3%.

As rejeições de Lula e de Bolsonaro estão acima de 40% entre os paulistanos, mas a do petista é maior. Enquanto 45,9% disseram que não votariam no ex-presidente, 42,6% afirmaram que não votariam no atual chefe do Executivo.

Ao serem questionados sobre o que mais dá medo, 42,6% disseram que é a volta do PT. Para 40,1% é a continuação do atual governo. Enquanto isso, 10,1% responderam as duas alternativas.

De acordo com o levantamento, 38,9% dos entrevistados avaliaram o governo ótimo e bom e 34,3% ruim e péssimo. Em relação ao desempenho do presidente, 44,8% responderam ruim e péssimo e 37,2% bom e ótimo. Outros 24,8% responderam que acham o governo regular e Bolsonaro, é regular para 17% dos entrevistados.

A enquete mostrou ainda que 54,9% dos entrevistados disseram que votaram em Bolsonaro e outros 29,1% responderam que votaram no ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A maior fatia dos pesquisados (47,4%) é de moradores da capital e da região metropolitana.

A pesquisa Modalmais/Futura está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08760/2022.

Vicente Nunes