Dados oficiais da Secretária de Saúde do DF apontam que 2.042 pessoas morreram na capital do Brasil depois de serem infectadas pelo novo coronavírus. Em Portugal, o total de mortes está em 1.779. É uma comparação impressionante.
O que chama a atenção é o fato de o Distrito Federal ter sido a primeira unidade da Federação a decretar medidas restritivas à população e fechamento das atividades econômicas. Mas a retomada rápida vida normal e a falta de compreensão da gravidade da doença pela maior parte da população jogaram tudo por terra.
Enfim, as discrepâncias em relação a Portugal são grandes quaisquer sejam as comparações. O país europeu tem, no total, 54.502 casos de infectados pelo novo coronavírus. É praticamente a mesma quantia que o Brasil registra por dia.
Portugal, ressalte-se, é apontado como um dos países que melhor soube lidar com a pandemia do novo coronavírus. Foi rígido quando teve que ser e só retomou as atividades econômicas quando viu segurança para isso. A preservação de vidas prevaleceu em todos os momentos.
Brasília, 21h39min