POR ANTONIO TEMÓTEO
A Ipiranga, controlada pelo grupo Ultra, comprou, neste fim de semana, 100% da rede de postos de combustíveis Ale por quase R$ 2,2 bilhões. A conclusão da operação depende, porém, da aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da assembleia geral de acionistas do Ultra, que será convocada para analisar o negócio. Até o posicionamento do Cade, as companhias manterão suas operações totalmente separadas e seguirão atuando como concorrentes efetivas.
A operação, de R$ 2,17 bilhões, inclui a rede de postos e as bases da Ale, que tem sede em Natal, no Rio Grande do Norte. A aquisição permitirá à Ipiranga ampliar sua presença no Nordeste, bastante restrita. “O grupo Ultra tem uma visão de longo prazo no desenvolvimento dos mercados em que atua, especialmente no Brasil. Revendedores e clientes da Ale se beneficiarão da capacidade de investimento e dos reconhecidos modelos de gestão. Com a Ale, a Ipiranga terá maior presença em regiões com alto potencial de crescimento”, diz o presidente do Ultra, Thilo Mannhardt.
A Ale é fruto da união da Ale Combustíveis com a Satélite Distribuidora de Petróleo. Com 20 anos de história, detém uma rede de aproximadamente 2 mil postos, com 260 lojas de conveniência, além de 10 bases de distribuição. A Ipiranga, por sua vez, tem 7.241 postos em todo o Brasil, 1.919 lojas Am/Pm, e 1.473 unidades Jet Oil. Seu programa de fidelidade Km de Vantagens é o maior do país, com 21 milhões de participantes.
Brasília, 15h45min